quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A tecnologia deve servir para ajudar o planeta

O meio ambiente, a necessidade dos cuidados para sobrevivência da população mundial e o emprego das tecnologias e conhecimento desenvolvidos pelo homem foram tema da Aula Magna que abriu, oficialmente, o semestre 2014.2 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ministrada pelo teólogo e escritor Leonardo Boff, a palestra no auditório da Reitoria, teve como tema ““ecologia e o papel da universidade no mundo contemporâneo”. Estudantes, professores, autoridades e curiosos se reuniram no auditório e no pátio da Reitoria.
Frankie MarconeLeonardo Boff proferiu palestra para os novos ingressos da UFRNLeonardo Boff proferiu palestra para os novos ingressos da UFRN

Boff introduziu sua fala apresentando um vídeo, lançado junto ao seu livro “As quatro ecologias”, voltado para a ecologia, meio ambiente, o equilíbrio natural e a importância dos cuidados com o planeta para a sobrevivência humana. Ele afirma que devido às interferências das ações humanas, agora é necessário voltar o conhecimento e tecnologia desenvolvidos para esses estudos e evitar que o “meio ambiente entre em colapso”.

Para resolver a situação atual, de cada vez mais desastres naturais ocorrendo enquanto a natureza busca se equilibrar devido às diversas intervenções (como quantidade de gases poluentes lançadas na atmosfera pelas indústrias), Leonardo Boff aponta algumas medidas. “É preciso haver adaptação humana às novas necessidades do planeta e, para isso, cabe aos governos, empresas e indústrias minimizar as consequências negativas e evitar o aumento dos desastres naturais”, afirma. Entre as medidas apontadas estão redução da emissão de gases poluentes e exploração de recursos naturais.

“Nesse desafio de tentar minimizar as respostas naturais” - afirma o palestrante -  “o conhecimento eda  tecnologia devem servir para ajudar o planeta”, principalmente estudando novas formas de atuar sem aumentar os danos ambientais. Leonardo Boff indicou, entre fatores que representam a influência das alterações climáticas na produção humana, o deslocamento da cafeicultura brasileira atual. Segundo ele, a migração ocorre porque as condições de determinada região vão se esgotando e, por isso, a produção migra.

Outro ponto abordado durante a palestra foi o aumento da temperatura mundial. “Se não fizermos nada entre 2020 e 2025 para conter esse aquecimento, de uma média de dois graus, ele deve passar para cinco e vamos chegar em uma temperatura que os humanos não  suportam viver”, alertou. O evento foi transmitido ao vivo pela UFRN para oito pólos de Educação à Distância e em cinco auditórios no campus central. Leonardo Boff tem 75 e é natural do Estado de Santa Catarina.
Fonte: Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário