quinta-feira, 17 de abril de 2014

Na China, 16% do solo está muito poluído


Depois de a poluição chinesa frequentar há meses o noticiário mundial, o governo do país faz um anúncio chocante – 16% de seu solo contém níveis de poluição acima do permitido.
A China está desesperada para enfrentar o impacto da industrialização rápida e da urbanização sobre sua produção de alimentos, para manter a auto-suficiência e reduzir a dependência de grãos importados. O ministério de proteção ambiental do país diz hoje em seu website que as amostras examinadas foram tiradas de uma extensão de 6.3 milhões de km2 de terra, dois terços do total do país.
“A pesquisa mostrou que é difícil ser otimista com relação ao estado do solo na nação”, diz o ministério. “Algumas regiões estão sofrendo de poluição relativamente pesada, a qualidade do solo nas áreas de plantio é preocupante e o problema do lixo industrial e e da mineração também tem importância.”
As autoridades descobriram que 82.8% das amostras contaminadas contêm poluentes tóxicos inorgânicos, como cádmio, mercúrio, arsênico, crômio e chumbo. A culpa foi atribuída à produção agrícola e “outras atividades humanas.”
Chen Tongbin, pesquisador do Instituto de Ciências Geográficas e Recursos Naturais de Academia de Ciências da China, disse que o relatório é um “ressoante alarme” para o padrão de desenvolvimento do país e seu sistema de proteção ambiental.
“Comparada à poluição do ar e da água, a do solo é mais difícil de controlar e remediar, levando mais tempo e exigindo mais recursos”, afirmou ele, segundo a agência oficial de noticias Xinhua.

Por José Eduardo Mendonça - 17/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário