sexta-feira, 18 de abril de 2014

Há 99% de certeza de que aquecimento não é causado por processos naturais


Estudo usa dados históricos para chegar a conclusão
Para observar o estado do clima, cientistas utilizam geralmente técnicas de modelagem, que se tornam cada vez mais complexas e acuradas. O professor de física Shaun Lovejoy,  da Universidade McGill University, no Quebec, usou dados históricos, mais tangíveis, para questionar se as emissões de gases de efeito estufa provocadas pelo homem são a causa do aquecimento global.
“O estudo vai ser um golpe para aqueles que ainda desmentem a mudança do clima“, afirmou ele. “Os dois argumentos mais batidos deles, que o aquecimento tem origem natural e que os modelos de computador estão errados, são derrubados por esta análise.”
Com uma variedade de fontes confiáveis, como núcleos de gelo e anéis de árvores, o trabalho, publicado na Climate Dynamics, elaborou um quadro detalhado de temperaturas históricas.
Os registros revelaram que os padrões de aquecimento antes que a humanidade começasse a despejar os gases na atmosfera não combinam com o que ocorreu desde então.
A partir deles, Lovejoy conclui que a hipótese de que o aquecimento tenha acontecido naturalmente desde 1880 pode ser eliminada com “99% de certeza, e provavelmente com 99.9%”. “ Este grau de confiança está próximo da certeza da comunidade científica sobre as causas da mudança do clima.
O Painel Intergovernamental da Mudança do Clima, da ONU, avalia que esta certeza é de 95%, enquanto que apenas um trabalho científico, entre 2258 publicados em 2013, nega esta evidência, lembra a UPI.

Por José Eduardo Mendonça, para Planeta Sustentável 

Comentário do Blog: esses percentuais asseguram que há um componente não natural agindo nas mudanças climáticas, mas as estimativas dependem muito dos modelos e métodos adotados pelos grupos de pesquisa no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário