Resumo
Relatórios oficiais sugerem queas emissões de gases de efeito
estufa produzidos pelas atividades humanas contribuem para modificar a
composição da atmosfera e acelerar as mudanças climáticas. As emissões
são geradas em grande parte para atender o consumismo praticado pela
sociedade contemporânea. Esse consumismo entre outras características
reflete a pouca valorização da dimensão ambiental na educação fornecida a
sociedade. Pesquisasindicam queos efeitos das mudanças climáticas podem
ser atenuados pela prática de uma educação nessa área somadas a outras
pedagogias com propostas para meio ambiente e sustentabilidade. Os
caminhos dessa prática educacional centram-se em construir um novo
comportamento no modo de consumo da sociedade atual. Alguns países têm
exercido ações educacionais na busca por realizar a mitigação na emissão
dos gases de efeito estufa e obter melhor adaptação às mudanças
climáticas, mas o processo ainda é lento. O artigo examina aspectos
necessários para um melhor desempenho de uma educação em mudanças
climáticas.
Palavras-chave
Educação em Mudanças Climáticas, Interdisciplinaridade, Sustentabilidade.
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DOI: http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.3950
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