terça-feira, 29 de setembro de 2015

Geadas em Marte

Afirmação é de cientista brasileiro que trabalha com a Nasa.
Essa geada, com a presença de sal, forma água líquida.


Depois da confirmação de que existe água no solo de Marte, surge uma nova revelação sobre o planeta vermelho. Um pesquisador brasileiro que trabalha com a Nasa revelou que a Agência Espacial Americana já constatou a existência de geadas.

Na segunda-feira (28), a Nasa divulgou a descoberta da presença de água, em estado líquido, no solo marciano. Ela é salgada e escorre pela superfície cheia de sais hidratados, que impedem que ela congele, mesmo em temperaturas abaixo de zero.

Agora, o cientista brasileiro Nilton Renó revelou que a Nasa também tem indícios da existência de geadas em Marte: “Se você tiver a geada e tiver o sal, forma a água líquida em pequenas quantidades. A gente tá procurando vida bacteriana, então achar gotículas de água é muito significante”.

Nilton trabalha na Universidade de Michigan e faz parte de uma equipe que aponta os melhores locais de interesse científico para a Nasa. Eles estão preparando o envio de uma nova sonda para Marte em 2224. “Vai colher amostra de solo pra trazer de volta pra Terra. A gente vai propor esse instrumento para ir e ajudar a identificar quais são os melhores lugares para colher amostra. Melhor quer dizer qual o local que tem maior chance de ter vida bacteriana", conta.

Nilton Renó fez parte da equipe Nasa que, em 2008, enviou para Marte a sonda Fenix. Ele conta que pouco depois de pousar, essa sonda cavou um buraco e encontrou partículas de gelo. Fotos cedidas pela Universidade de Michigan mostram o gelo acumulado no trem de pouso da sonda. Essas foram as primeiras evidências da existência de água no planeta vermelho.

O anúncio oficial feito pela Nasa acabou confirmando o que os cientistas  já suspeitavam. "O tema de exploração espacial, não só da Nasa, como da Agência Espacial Europeia, é seguir a água no Universo. Onde tem água é o melhor lugar para procurar indícios de vida", afirma o pesquisador.

Por André Luiz Rosa para O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário