segunda-feira, 20 de outubro de 2014

UFRN recebe selo de sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, do Ministério do Meio Ambiente, o selo A3P Verde. A distinção é conferida em reconhecimento a instituições públicas pelo empenho na implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública, através do desenvolvimento de boas práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade.  

O Diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura da UFRN e coordenador da comissão para trabalhar na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Hérbete Hálamo Rodrigues Caetano Davi, explicou que a análise engloba mais que apenas a coleta seletiva.

“As práticas analisadas pelo selo A3P buscam trazer para a Instituição uma otimização do uso dos recursos. O setor de compras, por exemplo, o que ele teria de conexão com isso? Fazer com que as canetas adquiridas tenham uma melhor produtividade, possam ser usadas até o fim. Desta forma, em um mês, usamos duas canetas ao invés de cinco, descartando menos resíduo. Esse exemplo passa também pela conscientização do servidor em ter mais cuidado com o material utilizado”, colocou Hérbete Hálamo.

Para isso, a UFRN promove campanhas educativas, como foi o caso da “Descarte o copo descartável, adote uma caneca” e “Fazendo o nosso papel”, desenvolvida com o objetivo de diminuir o uso de copos descartáveis e de papel, respectivamente. Não obstante, a Universidade incentiva projetos de extensão como o “Reutilizar é Bem Melhor”, que tem o objetivo de estimular a reutilização de bens e equipamentos pela comunidade acadêmica.

O projeto já tem um blog homônimo (http://reutilizar-ufrn.blogspot.com.br), que cotidianamente veicula fotos de aparelhos que estão temporariamente sem uso e destino na UFRN, mas que podem ser solicitados por qualquer setor.

“Dentro deste contexto, nós desenvolvemos um processo em que a própria instituição ouve sugestões por parte dos servidores sobre o material adquirido. A partir daí, a própria Universidade pode elaborar um diagnóstico e antever situações, por exemplo, encaminhando uma cadeira ergonomicamente correta para o desempenho da função de recepcionista. Assim, propiciamos um maior conforto ao servidor, oferecemos melhores condições de trabalho, minimizamos o desperdício e otimizamos os recursos”, afirmou Hérbete Hálamo.

A preocupação com a sustentabilidade é antiga na UFRN. Exemplo disso é que já no ano de 1983, a Estação de Tratamento de Esgoto foi inaugurada. O Selo A3P veio reconhecer a gestão integrada de resíduos sólidos colocada em prática pela UFRN e que tem como objetivo a redução, a reciclagem, a reutilização e tratamento dos resíduos sólidos. “É uma atividade-meio para que a Universidade continue seu plano de expansão, mas com critério de qualidade de vida”, finalizou Hálamo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário