domingo, 29 de junho de 2014

Relatório alerta investidores sobre mudança do clima

José Eduardo Mendonça - Planeta Sustentável 

risky-business
Bilionários americanos bancam estudo sobre riscos
Se você não quer prestar atenção à mudança do clima, azar o seu. Esta atitude pode custar muito caro. Esta é, em essência, a mensagem de um ambicioso relatório divulgado hoje, dirigido a líderes empresariais e investidores dos Estados Unidos, mas ainda um alerta a agentes econômicos de todo o mundo.
Negócios Arriscados: Os Riscos Econômicos da Mudança do Clima nos EUA, bancado pela organização Risky Business, dos  bilionários do mercado financeiro Michael Bloomberg, Henry Paulson e Thomas Steyer, pretende mudar o discurso sobre o tema no país.
“Esta é a primeira tentativa de medir os custos econômicos e os riscos da mudança do clima em diferentes geografias e setores de negócios, e de fazer isto com algum detalhe,” disse Paulson.  “Não acreditamos que líderes e investidores estejam dando ao problema o nível de atenção que ele merece, dados os riscos.”
A ênfase do estudo em efeitos regionais e locais é o que o separa de trabalhos anteriores. A intenção é fortalecer uma questão que empresários irão entender. Com o aquecimento, haverá ganhadores e perdedores. “Este é o grande quadro,” afirmou Trevor Houser, sócio do Rhodium Group, empresa de pesquisa econômica que realizou o trabalho.
“O fato é que as escolhas econômicas e de investimentos que fizemos nas últimas décadas aumentaram a vulnerabilidade atual à mudança do clima, e nossas escolhas hoje irão determinar o que acontecerá com nossa nação em 15 anos, ou até meados ou o fim do século,” diz o relatório.
O estudo descobriu que a elevação do nível do mar e os danos crescentes causados por tempestades deverão acrescentar até U$ 3.5 bilhões em perdas de propriedades por ano até 2030. Em algumas partes do país, o calor extremo trará impactos sobre a produtividade do trabalho, o que irá afetar a agricultura e outros setores, comenta a Forbes.
Foto: Reprodução/Relatório Risky Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário