quarta-feira, 25 de junho de 2014

INCT desenvolve sistema para verificar qualidade do ar na Paraíba

Medir os índices de poluição do ar ganhou importância nas cidades que enfrentam problemas provocados pela falta de planejamento urbano e pelo excesso de carros. Os dados podem ser utilizados na construção de planos de ação para mitigar os efeitos nocivos de substâncias como monóxido de carbono.
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INCT-Namitec) trabalha no desenvolvimento de um sistema de sensoriamento de baixo custo para medir os níveis de monóxido de carbono na atmosfera de João Pessoa.
As pesquisas são coordenadas por Cleonilson Protásio, que também é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele detalha que a ausência de baterias é a grande novidade desta rede de sensores. “Já que se trata de monitoramento de variáveis ambientais, o sensor não utiliza bateria para não causar mais prejuízo ao meio ambiente”, explica.
De acordo com Protásio,  a ideia da pesquisa partiu de uma empresa paraibana de inspeção veicular. “A inspeção veicular é obrigatória em cidades como São Paulo, mas não na capital da Paraíba. O que a empresa quer provar é que os níveis de monóxido de carbono estão muito altos em João Pessoa”, conta ele.
A tecnologia já está na em fase de testes. A previsão é de que em dois meses as avaliações comecem a ser feitas na rua. Os dados deverão ser coletados ainda neste ano.

Texto: Ascom do MCTI, com informações do Namitec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário