quarta-feira, 7 de maio de 2014

EUA fazem soar alarmes de efeitos da mudança climática no país

Os Estados Unidos divulgaram nesta terça-feira um ambicioso relatório científico que fez soarem os alarmes dos efeitos presentes e futuros da mudança climática no país, uma análise cheia de previsões sombrias com o qual a Casa Branca quer impulsionar sua agenda para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
"A mudança climática, que já foi considerado um problema próprio de um futuro distante, se mudou firmemente para o presente", sentenciou o relatório, elaborado durante quatro anos por mais de 300 cientistas do país e supervisionado pelo governo de Barack Obama.
 O documento procura desprezar o lugar comum de que a mudança climática afeta só as geleiras ou os ursos polares, e garante que seus efeitos se são sentidos em todos os cantos dos EUA, através de ondas de calor cada vez mais frequentes, incêndios mais graves, chuvas mais fortes e secas cada vez mais extremas.
A década que começou em 2000 foi a mais fria dos Estados Unidos, e 2012, um ano marcado por um verão especialmente seco seguido do devastador furacão "Sandy" em outubro, foi o mais quente registrado na história do país, indicou o relatório, intitulado "Avaliação Nacional do Clima".
A temperatura dos EUA hoje é entre 0,8 e 1 grau Celsius maior que em 1895, e 80% desse aumento aconteceu nos últimos 44 anos, de acordo com a análise.
O nível do mar no mundo todo subiu pelo menos 20,3 centímetros desde que começou a ser registrado em 1880, segundo o relatório, que projetou que até o final do século ele terá subido entre 30 e 122 centímetros.
A principal razão desse aquecimento está na emissão de gases do efeito estufa através da queima de carvão para produção de eletricidade, o consumo de petróleo e gás em veículos, a poda junto ao solo de árvores e algumas práticas agrícolas, apontaram os cientistas.
"Os gases do efeito estufa que já estão na atmosfera nos condenaram a um futuro mais quente com mais efeitos relacionados ao clima nas próximas décadas", apontou o estudo.

Leia artigo completo na INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário