sábado, 26 de abril de 2014

Jaca pode ser fruta da salvação na crise climática

Apesar de comum no Brasil, a jaca não é um fruto que se vê com frequência nos carrinhos de compra dos brasileiros. Mas, em um mundo em aquecimento, isso pode mudar. Pesquisadores indianos apontam a fruta como um "milagre" das culturas alimentares.

A fruta poderia ser um substituto para alimentos básicos que estão na mira das mudanças climáticas, como o trigo e o milho. "É um milagre que pode fornecer tanto nutrientes como calorias, tudo", disse Shyamala Reddy, pesquisadora de biotecnologia da Universidade de Agricultura e Ciências, em Bangalore, na Índia, ao jornal britânico The Guardian. "Se você comer apenas 10 ou 12 gomos desta fruta, você não precisa de alimento para outra metade do dia", completou.


O Banco Mundial e as Nações Unidas advertiram, recentemente, que o aumento da temperatura e das chuvas carregadas podem levar a uma queda de 2% na produtividade agrícola até o final do século, ao passo que a demanda deverá aumentar 14% até 2050.

A conta salgada pode mergulhar bilhões de pessoas na fome - um mal que atinge um em cada sete habitantes do planeta. É aí que a jaca se destaca. Ela é resistente a pragas e mudanças no clima, é fácil de plantar e ainda oferece quantidade elevada de nutrientes, rica em cálcio, potássio e ferro.

Mas, apesar do seu enorme potencial, ainda é uma cultura subexplorada, especialmente na Índia, onde ela se originou. Isso está começando a mudar, a medida que os pesquisadores voltam suas atenções à ela.

No próximo mês de maio, a Universidade indiana vai sediar uma conferência internacional sobre jaca, para discutir seus potenciais de uso no presente e no futuro.

Por Vanessa Barbosa, para Exame.com, publicado no Planeta Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário