terça-feira, 11 de março de 2014

Insa inaugura com assentados projeto para captar e armazenar água

Os residentes do Assentamento Rural Vitória, em Campina Grande (PB), celebraram nesta terça-feira (11) a conclusão da primeira fase da Unidade Demonstrativa de Pesquisa do Projeto Águas.
A iniciativa estuda tecnologias de captação de água de chuvas e reúso em comunidades rurais do Semiárido. O objetivo central é unir pesquisa científica, inclusão social e participação popular. Na unidade demonstrativa instalada no Assentamento Vitória toda a infraestrutura foi construída com mão de obra da comunidade, que participou do projeto de pesquisa desde sua concepção até a execução das obras.
Trata-se de uma ação do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-PB), por intermédio da Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), promovida pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap) e pelo Instituto Federal da Bahia (IFBaiano).
No Assentamento Vitória residem 38 famílias, distribuídas em quatro agrovilas, que somam cerca de 110 habitantes. A comunidade sofre com a falta de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A inauguração do sistema de captação e armazenamento encerrou a primeira fase do projeto. A cisterna calçadão inaugurada tem capacidade para armazenar 300 mil litros de água e conta com sistemas de tratamento e bombeamento movidos a energia solar.
O próximo passo é a implantação de um sistema de esgotamento sanitário e de reúso de água que vai disponibilizar esgoto tratado para a produção de forragem animal. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário