terça-feira, 24 de setembro de 2013

Meio Ambiente: Recomposição Vegetal de Lagoa



Por João Paulo de Lima
A ECOSIN Soluções Ambientais, Empresa Júnior do Curso de Ecologia do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estabeleceu parceria com a empresa GM Engenharia e Empreendimentos para prestação de serviços de recomposição da vegetação em área que sofreu desmatamento próximo à Lagoa de Arituba, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Os trabalhos que começaram no mês de julho têm encerramento  previsto para o final de  outubro.

Inicialmente, foi realizado um levantamento florístico e fitossociológico da área, onde, posteriormente, será feito o plantio de 2000 mudas de espécies nativas. Nesse serviço, estão envolvidos 15 alunos de graduação em Ecologia da UFRN, que terão a oportunidade de vivenciar um aprendizado prático em preparação para atuação no mercado profissional.

O passo seguinte prevê a orientação aos comerciantes do entorno para  fazer o plantio como forma de compensar os impactos causados por suas atividades na localidade. Também está previsto atuar juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), na promoção de atividades de educação ambiental com banhistas e turistas durante os dias de plantio.

Cristina Brito, diretora de Gestão de Pessoas da ECOSIN, explica que o principal objetivo da ação é conservar a biodiversidade, a fim de promover uma recomposição vegetal de qualidade e com grandes chances de alcançar o equilíbrio e a perpetuação da floresta implantada.

Ela ressalta ainda que “a importância de trabalhos como este, desenvolvido pela ECOSIN, não é apenas atender à condicionante estabelecida pelo IDEMA, mas também associar a questão ambiental técnico-científica por meio dos levantamentos florísticos e fitossociológicos em áreas onde existem poucos estudos”.
A empresa júnior, além de realizar trabalhos de consultoria, também promove cursos, palestras e participa de cursos na área, a fim de adquirir um maior conhecimento sobre o que é trabalhado, exemplo disso foi o II Workshop de Consultoria Ambiental – Logística Reversa, evento gratuito destinado aos cursos da área ambiental e ciências correlatas da UFRN, da UnP e do IFRN, realizado em dezembro de 2012 pela ECOSIN.


Criada em novembro de 2010, por iniciativa de um grupo de 25 alunos e o apoio de professores do curso de Ecologia, a ECOSIN– Soluções Ambientais tem o objetivo de proporcionar aos alunos do curso do Centro de Biociências (CB) uma melhor experiência de mercado, oferecendo a vivência prática de conhecimentos teóricos, relativos às áreas de consultoria ambiental
ECOSIN

Criada em novembro de 2010, por iniciativa de um grupo de 25 alunos e o apoio de professores do curso de Ecologia, a ECOSIN– Soluções Ambientais tem o objetivo de proporcionar aos alunos do curso do Centro de Biociências (CB) uma melhor experiência de mercado, oferecendo a vivência prática de conhecimentos teóricos, relativos às áreas de consultoria ambiental.

Desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor de seus membros, experimentar o contato direto com o mercado de trabalho relacionado à área ambiental, consiste em outras oportunidades oferecidas pela ECOSIN.

O grupo de alunos conta com a orientação de duas professoras tutoras que acompanham os serviços prestados pela empresa. Renata Panosso, coordenadora do curso de Ecologia da UFRN, e Adriana Carvalho participam das reuniões corporativas e trocam informações frequentes com a diretoria da empresa júnior, tanto para ciência dos acontecimentos, quanto para ajudar, sugerir, opinar e orientar os serviços ou eventos promovidos pela empresa.
 
Atualmente, a empresa conta com a participação de 20 alunos, que se dividem nas funções de presidência,  de diretorias (projetos, financeira, gestão de pessoas, comunicação e marketing) e de consultoria.
Contato  

Boletim produzido pela Agência de Comunicação da UFRN - AGECOM
Reitora: Ângela Maria Paiva Cruz
Vice-Reitora: Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes
Superintendente de Comunicação: José Zilmar Alves da Costa
Diretor da Agência Comunicação: Francisco de Assis Duarte Guimarães
Telefones: (84)3215-3116, (84)3215-3132 - Fax: (84)3215-3115
E-mail: boletim@agecom.ufrn.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário