terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Workshop no Inpe discute monitoramento da ionosfera

Infraestrutura para monitoramento da ionosfera na América do Sul será discutida em fevereiro no INPE

Estão abertas as inscrições gratuitas para o workshop do projeto Monitoring Ionosphere Over South America (MIMOSA), que acontece em 26 de fevereiro no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). Com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA), o projeto MIMOSA mapeará sistemas e instalações existentes na América do Sul para o monitoramento da ionosfera.  
“Haverá pesquisa e busca de competências para levantar a infraestrutura atual e estabelecer como esta pode ser integrada a futuras novas instalações, para efetivamente apoiar ou ampliar as atividades em clima espacial relacionadas a operações GNSS (sistemas globais de navegação por satélites)”, informa a pesquisadora Emilia Correia, do INPE, sobre o MIMOSA.
Participam do projeto o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia e a Politécnica de Torino, ambos da Itália, e a Universidade de Nottingham, do Reino Unido. Na América do Sul, o MIMOSA tem a colaboração do INPE, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e da Universidade Nacional de Tucuman, da Argentina.  
O workshop no INPE, para disseminar o projeto e promover a colaboração com universidades e instituições públicas e privadas na América do Sul, também servirá para identificar os sistemas atuais de monitoramento da ionosfera (GNSS e outros).
Além de promover o contato com as instituições interessadas em hospedar novos instrumentos ou compartilhar os dados existentes, o workshop discutirá o acesso ao estado-da-arte no campo de pesquisa e estimulará colaborações para novas atividades e futuros serviços.
Mais informações sobre o Workshop MIMOSA no endereço http://roma2.rm.ingv.it/en/projects/international/104/MIMOSA/9/workshop ou pelo email
ecorreia@craam.mackenzie.br
(Emilia Correia).

Ver também portal do MCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário