quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Radares e pluviômetros permitirão resposta ágil a desastres, diz Raupp

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, esteve nesta sexta-feira (21) em Cachoeira Paulista (SP) para o lançamento do projeto Pluviômetros nas Comunidades, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI). Ele avaliou que as novas aquisições para prevenção permitirão um tempo de resposta muito menor a eventos extremos como deslizamentos e inundações.  
Durante o evento, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, assinou o contrato de compra de 1.100 pluviômetros semiautomáticos com a empresa Squitter Equipamentos Profissionais do Brasil, de São José dos Campos (SP), vencedora da licitação para o fornecimento dos equipamentos de monitoramento. Os aparelhos serão instalados em áreas de risco e operados por equipes de moradores.
Ontem (20), Nobre já havia assinado o contrato para a aquisição de nove radares meteorológicos para o Cemaden, que se somam também a 1.500 pluviômetros automáticos. As iniciativas fazem parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos, lançado pela presidenta Dilma Rousseff.
"Este é um projeto estratégico para o nosso país, pois representa uma ação social importantíssima", disse o ministro Raupp. "Nossa intenção é promover o conhecimento científico de forma que ele saia da área do conhecimento teórico e passe a desenvolver um trabalho que tenha um impacto grande na sociedade, como o projeto Pluviômetros nas Comunidades, que salvará muitas vidas."
O titular do MCTI afirmou que a ação do governo federal é inédita no país. "O que o Brasil fazia era previsão do tempo. Agora o que estamos fazendo é o monitoramento das áreas de risco”, comentou. “Com esses equipamentos saberemos se há ou não a possibilidade de ocorrer um evento catastrófico, podendo alertar a defesa civil para que todos os procedimentos de emergência sejam realizados no menor tempo possível."
Perspectiva
"Os primeiros pluviômetros serão entregues em março de 2013 e até o final do próximo ano todos os pluviômetros e os nove radares meteorológicos estarão instalados", afirmou o secretário Nobre. Ele informou que o projeto aumenta em quatro vezes a capacidade do Brasil em monitorar as chuvas. "Até 2014 conseguiremos monitorar 95% das áreas de desastres naturais e teremos a capacidade de diagnosticar as chuvas que possam causar riscos de deslizamentos, enxurradas, inundações. Com o diagnóstico rápido o Cemaden poderá dar um alerta de melhor qualidade com muito mais antecedência", disse.
De acordo com a coordenadora do projeto Pluviômetros nas Comunidades, Regina Alvalá, o treinamento promoverá a cultura de percepção dos riscos de desastres. "O treinamento será feito em função da faixa etária das pessoas e consistirá de palestras, material educativo e a aprendizagem da leitura dos dados do pluviômetro", explicou. O uso dos equipamentos semiautomáticos necessita do engajamento da comunidade, que deverá fazer a leitura dos dados e transmiti-los ao Cemaden, que analisará os riscos e, se necessário, acionará o alerta.
Segundo a coordenadora do projeto, agora será iniciado o cadastramento das localidades que vivem com risco potencial de ocorrência de desastres naturais. O cadastro pode ser feito por órgãos e entidades pelo site do centro nacional, que atenderá os pedidos de acordo com a capacidade operacional de atendimento.
O contrato também foi assinado pela representante da Squitter, Lyss Zangaro. Participaram da cerimônia o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Leonel Perondi, o diretor do Cemaden, Agostinho Ogura, e o prefeito eleito de Cachoeira Paulista, João Luiz.

Texto: Camila de Oliveira – Ascom do MCTI


Nenhum comentário:

Postar um comentário