Os convidados são os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Emerson Mariano da Silva e Alexandre Araújo Costa, que coordenam o Projeto Modelagem Climática Regional e Aplicações em Energias Renováveis: Variabilidade e Mudanças Climáticas (Morea). A palestra faz parte de um esforço recente de aproximação entre as duas instituições por meio de um acordo de cooperação técnica que visa implementar ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.
A região, assim como muitas do planeta com características naturais parecidas, apresenta-se como vulnerável à variabilidade climática, que, a depender da época do ano, pode apresentar longas estiagens ou uma quadra chuvosa com precipitação muito acima da média, o que geralmente acarreta fortes impactos socioeconômicos em diversos setores, principalmente na agropecuária. Neste contexto, é fundamental obter informações de projeções climáticas e seus impactos sobre a região em cenários futuros.
Assim, o objetivo da palestra consiste em analisar quais seriam as mudanças para o Semiárido em um cenário em que as concentrações dos gases de efeito estufa na atmosfera aumentam paulatinamente devido à atividade antrópica.
Texto: Ascom do Insa
Nenhum comentário:
Postar um comentário