quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Inpe lança boia de meteorologia e oceanografia na Antártica

Estudos sobre as interações entre o oceano, a zona costeira e a atmosfera na região da ilha Deception, na Antártica, serão beneficiados com os dados coletados por novos equipamentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). No âmbito do projeto Interception, o lançamento e a ancoragem de uma boia meteo-oceanográfica de grande porte foram realizados entre quinta-feira (1°) e sábado (3), durante as atividades da 31ª Operação Antártica do Programa Antártico (Proantar).
Foi a primeira vez na história do Proantar que esse tipo de instrumento foi lançado em águas polares por um navio brasileiro – o Navio Polar Almirante Maximiano, da Marinha. A boia, de aproximadamente 700 quilos e 2 metros (m) de diâmetro, abriga vários sensores oceanográficos e meteorológicos e uma plataforma (PCD-Argos) que permite o recebimento dos dados medidos em tempo quase real.
Os meteorologistas Marcelo Santini e Rose Freitas, do Centro Regional Sul (CRS) do Inpe, coordenaram o lançamento nas águas da baía de Port Foster, na ilha Deception, formada por um vulcão ativo cujo cume se projeta para fora da água acima do nível do mar – a forma de ferradura permite a entrada de navios na área da cratera vulcânica destruída.
“O forte aquecimento das águas costeiras do Oceano Austral encontradas na baía semifechada interna da ilha regula localmente os fluxos de calor na interface com a atmosfera, no oceano aberto adjacente e também na zona costeira contígua à ilha”, diz o pesquisador do CRS/Inpe em Santa Maria (RS) Ronald Buss, que coordena o Interception – Interações Oceano-Atmosfera-Zona Costeira em Microescala na Ilha Deception, arquipélago das Shetland do Sul, Antártica. O projeto foi motivado pela completa falta de dados meteo-oceanográficos na região.
O diretor do Inpe, Leonel Perondi, destaca que o sistema foi completamente construído e integrado por uma empresa brasileira. “Assim, nesta realização, cumprem-se dois importantes objetivos da atuação do instituto: avanço do conhecimento científico e suas aplicações e avanço da qualificação da indústria nacional para o projeto e fabricação de produtos com conteúdo tecnológico”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário