terça-feira, 13 de novembro de 2012

Campanha científica monitora chuvas no Sul

Um sistema de acesso aberto na internet trará informações atualizadas sobre chuvas na região de Santa Maria (RS). O SOS Chuva Sul, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), também reunirá dados de descargas elétricas, monitoramento da precipitação, previsão imediata e imagens de satélites, além dos acumulados de chuva por municípios e bacias hidrográficas nos últimos dias.
O sistema faz parte do Projeto Chuva, que iniciou sua quinta campanha científica, e será realizado até 15 de dezembro no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS) do Inpe, situado no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nesta campanha, serão feitas medições de intensos aglomerados de precipitação, denominados complexos convectivos de mesoescala (CCMs), frentes frias, linhas de instabilidade e convecção local.
Campanhas científicas do Projeto Chuva já foram realizadas em Alcântara (MA), Fortaleza, Belém e São José dos Campos (SP). As próximas acontecerão em Brasília e Manaus.
“Nas campanhas anteriores o SOS foi extremamente útil para as ações da Defesa Civil e para a população em geral, pois mostra em tempo real as condições de tempo, os riscos de eventos extremos e os acumulados em cada município que permitem verificar os locais que estão mais vulneráveis”, diz o pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe Luiz Augusto Toledo Machado, coordenador do projeto.
Como nas outras campanhas, durante o Chuva Sul serão promovidos cursos de treinamento sobre os temas estudados e sobre a previsão de eventos extremos, ministrados por especialistas do Brasil, dos Estados Unidos, da França e da Argentina. Será, ainda, realizado o projeto piloto de previsão por conjuntos, utilizando multimodelos regionais de alta resolução (Brams, WRF e ETA), sob a responsabilidade do pesquisador Christopher Cunningham, do CPTEC.

Texto: Ascom do Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário