sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Uma esplendorosa erupção solar

Uma enorme erupção solar foi registrada recentemente. Conforme o site da NASA:

August 31, 2012 Magnificent CME

On August 31, 2012 a long filament of solar material that had been hovering in the sun's atmosphere, the corona, erupted out into space at 4:36 p.m. EDT. The coronal mass ejection, or CME, traveled at over 900 miles per second. The CME did not travel directly toward Earth, but did connect with Earth's magnetic environment, or magnetosphere, with a glancing blow. causing aurora to appear on the night of Monday, September 3.

Em  tradução livre: "31 de agosto de 2012 - Uma Magnífica Ejeção de Massa Coronal (EMC): No dia 31 de agosto de 2012 um longo filamento de material solar que estava pairando na atmosfera solar foi lançada no espaço às 4h36 (hora local, no centro de observação da NASA). A massa coronal foi ejetada a uma velocidade de 1.500 kilometros por segundo. A EMC não se dirigiu diretamente para a Terra, mas conectou-se com o ambiente magnético terrestre, a magnetosfera, provocando o surgimento da aurora na noite de segunda-feira, 3 de setembro."

O material ejetado é um plasma constituído basicamente de elétrons e prótons, partículas carregadas que formam os átomos, além de outras partículas e núcleos atômicos. Abaixo um imagem impressionante, comparando o tamanha do filamento com a Terra.


Para mais informações ver site da NASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário