quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Inpe inaugura rede de detecção de descargas atmosféricas no RS


A partir desta quarta-feira (12), a região Sul do país passa a contar com um importante aliado contra as incertezas do tempo. Trata-se da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT), que o grupo de eletricidade atmosférica (elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais inaugura no plenário Mercosul da sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Durante o lançamento, o diretor da BrasilDAT e pesquisador do INPE, Osmar Pinto Junior, apresentará detalhes técnicos da BrasilDAT,  e de como acessar suas informações para pesquisa e para diferentes aplicações da sociedade.
O novo sistema tem a capacidade de identificar descargas atmosféricas nas nuvens e, por isso, emitir alertas com antecedência sobre a proximidade de tempestades severas, que podem vir acompanhadas de fortes chuvas, fortes ventos, granizo e tornados. A rede também tem como diferencial a capacidade de registrar com maior precisão os raios que atingem o solo.
Os novos sensores, instalados nos municípios de Santa Maria, Rio Grande, Uruguaiana, Santa Rosa, Viamão e Casca, beneficiarão o sistema de monitoramento responsável por emitir alertas para empresas quando tempestades e raios se aproximam.
As novas informações vão ser utilizadas em novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que atendam às necessidades do setor elétrico e do setor de telecomunicações, entre outros setores da região Sul do País.
Há mais de 10 anos o Elat/Inpe, em parceria com diversas empresas do setor elétrico, de energia e construção civil, vem executando projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados a novas metodologias, tecnologias e serviços para monitoramento, análise e previsão de tempestades e de descargas atmosféricas, com amplas aplicações nas áreas de engenharia e segurança. Com a nova rede, o ELAT/INPE poderá atuar agora também no Rio Grande do Sul.
As inscrições poderão ser feitas no local do evento ou pelo e-mail fabio.mantezi@inpe.br.

Fonte: Portal do MCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário