sábado, 2 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente na UFRN

A Semana de Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começa nesta segunda-feira, 4, e segue até quarta-feira, 6. Com o tema “Sustentabilidade e qualidade de vida: a UFRN que nós queremos”, os diversos departamentos da Universidade se propõem a discutir a importância do meio ambiente e falar sobre o desenvolvimento sustentável.

A abertura será no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), às 9h, e contará com a presença da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, da vice-reitora, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, além de professores e alunos da Instituição. Esta será a primeira sessão de abertura formal do evento e marca a decisão de inserir a Semana de Meio Ambiente no calendário acadêmico de 2013 da UFRN.

“Vamos organizar esse evento num modelo semelhante ao da CIENTEC”, disse a pró-reitora de Extensão da UFRN, Maria da Conceição Fraga. A pró-reitora acrescentou que esse tipo de ação é importante para cadastrar, unificar e potencializar os trabalhos dos departamentos em relação ao tema.

A decisão de inserir o evento no calendário da UFRN foi tomada em reunião entre representantes da Superintendência de Infraestrutura, do Centro de Ciências da Saúde, do Centro de Biociências e da Pró-reitoria de Extensão.

“Dentro da academia existem diversos temas transversais e o Meio Ambiente é um deles. Devemos destacar que em quase todos os departamentos existem projetos que abordam a questão, daí a importância de não deixarmos de lado uma semana unificada para cada grupo apresentar seus trabalhos”, destacou a pró-reitora Conceição Fraga.

A programação completa do evento está disponível no site da Diretoria de Meio Ambiente da UFRN: http://www.meioambiente.ufrn.br/?p=11820.

Vanguarda

À medida que os projetos sobre meio ambiente são desenvolvidos em sala de aula, a sociedade se beneficia, defende a pró-reitora de Extensão da UFRN, Maria da Conceição Fraga. Segundo ela, a Universidade é vanguarda nesse debate.
“Com as pesquisas, acabamos antecipando o meio. O debate acadêmico finda provocando mudanças nas políticas públicas”, explicou a pró-reitora, acrescentando que as atividades podem ser levadas aos gestores públicos e, a partir da pesquisa, podem ser tomadas iniciativas para evitar, por exemplo, a poluição do ambiente.

Sustentabilidade

A conferência de abertura da Semana de Meio Ambiente da UFRN será ministrada pela vice-diretora do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Instituição, professora Viviane Souza do Amaral.

O tema da palestra – “Qualidade de água e sustentabilidade no semiárido” — trata dos resultados do trabalho que a docente realizou no interior do estado e na Região Metropolitana de Natal. “Falarei da qualidade da água em alguns rios e açudes da região e de como tentamos revitalizá-los”, disse.

As ações do projeto consistiram no controle e monitoramento do local, além da visita às fontes poluidoras. Um dos rios pesquisados foi o Golandim. Considerado um rio morto, nele foi feito um trabalho de recuperação da água. “Mesmo assim, esse rio continua sofrendo grandes impactos. É por isso que devemos ficar de olho”, destacou a vice-diretora do PRODEMA.


Nota do blog
Trata-se um evento que tem todo nosso apoio. No entanto, o maior problema ambiental do Nordeste brasileiro, particularmente do nosso estado, Rio Grande do Norte, parece ter sido esquecido: o clima.                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário