segunda-feira, 7 de maio de 2012

A seca no Nordeste do Brasil


Finalmente os governos estaduais e o governo federal estão percebendo a gravidade da seca no Nordeste do Brasil. Até mesmo a grande imprensa, a exemplo do Jornal Nacional, noticiando no sábado passado, dia 05/05/2012, a existência de mais de 500 cidades da região em situação de emergência. No final de abril o governo federal já havia anunciado medidas para reduzir as consequências da seca na região Nordeste e norte de Minas Gerais, conforme publicado no Portal doPlanalto e postado neste blog. A produção de leite está sofrendo com secas severas, principalmente no estado da Bahia, conforme anunciado na página da internet da agrolink. No Rio Grande do Norte a situação não é das melhores, inclusive no que diz respeito à produção de leite. A propósito, nesse estado o governo acaba de formar o Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, segundo um jornal local. Tudo feito de última hora, sem planejamento e sem estudos preliminares. Parece que está valendo mais uma vez o velho princípio da Indústria da Seca, como se isto não custasse muitas vidas, sobretudo humanas.

4 comentários:

  1. muito bom, ainda bem que o povo brasileiro ta acordando e agra ja pode ajudar os estados que estao precisando! muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  2. quando se fala de comida nesta região, automaticamente estamos falando do feijão, sabendo disso, faz-se necessário a construção de locais para armazenágem de agua e depois para diminuir os afeitos nos plantios tradicionais, direto no solo, temos que buscar outras formas, por exemplo: construir estufas para a exploração em hidroponia ou simplesmente com controle de irrigação gotejo nelas.

    ResponderExcluir
  3. Severino de Altinho-PE, É lamentável que os criadores e agricultores no nordeste venha sofrendo com essa seca violenta, o ruim é que os governantes detém à tecnologia e não é usada para informar da gravidade: é um ano atípico vamos todos nós preparar para evitar perdas, mortes e muito, muito sofrimento

    ResponderExcluir
  4. A seca é alga de grande gravidade,porque destroi os rebanhos,as plantaçoes,seca os mananciais d'agua,destroi a pespectiva de vida das pessoas.
    O QUE ACHAO MESMO MAIS GRAVE,SÃO ALGUNS POLITICOS SEM VERGONHA QUE APROVEITAM DESTA SITUAÇÃO PARA SE PROMOVER POLITICAMENTE EM SIMA DA MISERIA DE MUITOS NORDESTINOS CARENTES.
    TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR DE OLHOS BEM ABERTOS,O DINHEIRO É NOSSO!

    ResponderExcluir