quinta-feira, 10 de maio de 2012

Secretário fala sobre mudanças climáticas na reunião magna da ABC

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Carlos Nobre, esteve nesta terça-feira na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro. Ele participou da reunião magna da entidade em conjunto com a conferência de jovens cientistas do Escritório Regional da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS-Rolac, na sigla em inglês) e mediou a sessão sobre desastres naturais.

Nobre falou sobre as principais causas do aumento das mudanças climáticas no planeta – que atribuiu, em parte, a uma mudança excessiva do uso das terras –, sobre o aumento da exposição aos desastres e sobre a falta de uma cultura eficaz de prevenção a eles, como a dos japoneses em relação aos terremotos.

Ele também apresentou dados sobre as características ambientais no Brasil e avaliou casos de desastres naturais recentes no país, como o ocorrido na região serrana do Rio, no ano passado. Falou, ainda, sobre as ações que estão sendo implementadas para reduzir os riscos para a população, como o trabalho do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Ambientais (Cemaden/MCTI), que, além de colaborar com ações preventivas, também identifica vulnerabilidades ligadas a uso e ocupação do solo e auxilia na instalação de infraestruturas.

“Hoje, no Brasil, a população cobra de forma efetiva ações que possam evitar tragédias relacionadas aos fenômenos naturais”, disse o secretário. “Nosso sistema de prevenção contra desastres naturais ainda não é a ideal, mas os investimentos estão sendo realizados para que ele se desenvolva cada vez mais. Só o governo federal investiu cerca de R$ 16 bilhões para reduzir a vulnerabilidade das cidades. O Cemaden tem implementado um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o Brasil quem tem dado bons resultados”, informou.

Ao terminar a apresentação, Nobre passou a palavra a Claudia Melo, representante da resseguradora Swiss RE, que falou sobre a relação dos desastres naturais com o mercado de seguros e as coberturas envolvidas nesse tipo de desastre. 
Texto: André Gonzalez – Ascom do MCTI

Comentário do Blog
Há uma preocupação nossa em saber se a discussão na ABC incluiu o fenômeno das secas no Nordeste do Brasil, somado ao processo de desertificação do Semi-Árido, ou se houve uma falha de comunição entre o que apresentado na Academia e o que foi escrito pelo autor do texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário