quinta-feira, 1 de março de 2012

Nota à imprensa - reunião sobre a continuidade das pesquisas na Antártica

01/03/2012 - 18:58
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação esteve reunido, nesta data, com grupo de dez pesquisadores associados ao Programa Antártico Brasileiro, oriundos de várias instituições de pesquisa nacionais, com o propósito de efetuar um balanço sobre as pesquisas antárticas realizadas por instituições brasileiras, particularmente os projetos que vêm sendo executados a partir da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), e avaliar o que precisa ser feito para garantir a continuidade dos projetos de pesquisa na Antártica.

Os cientistas relataram, em balanço preliminar efetuado, que estão preservados, e sem risco de descontinuidade, 60% dos projetos em execução na região antártica. Destacam-se as investigações executadas nos navios polares brasileiros, em acampamentos remotos e a partir do verão de 2011/2012 no módulo científico Criosfera (2.500 quilômetros ao sul da Estação Ferraz). Dentre os 40% de projetos de pesquisa atingidos pelo incêndio, foram mais prejudicados os estudos de biologia marinha.

Foram sugeridas pelos cientistas ações emergenciais, a serem adotadas em curto e médio-prazos:

1. Inicialmente, será feito levantamento sobre a capacidade de se manter operacionais aqueles projetos que são realizados nas proximidades da Estação, colocando em funcionamento os módulos que foram preservados do acidente. A Secretaria da CIRM oferecerá a possibilidade de embarque de pesquisadores no próximo voo de apoio da FAB, quando esses projetos, provavelmente, serão reativados, minimizando o período sem coleta de dados.

2. Será também elaborado inventário sobre todos os equipamentos que foram perdidos no incêndio da EACF, buscando garantir a sua pronta reposição.

3. Foi recomendado que o Navio Polar Alte. Maximiano permaneça dedicado a apoiar as pesquisas oceanográficas que se desenvolvem em áreas mais distantes da Baía do Almirantado e da EACF. Adicionalmente, está em estudo a possibilidade de arrendamento de uma terceira plataforma flutuante para apoiar a pesquisa originalmente realizada a partir da Estação.

4. A comunidade científica nacional, amparada pelas manifestações de solidariedade já demonstradas por instituições de outros países com os quais o Brasil tem sólida cooperação na Antártica, buscará viabilizar atividades conjuntas em estações estrangeiras, durante o tempo de reconstrução da EACF.


Decidiu-se também criar um grupo de trabalho composto de cientistas engajados no Proantar, para as especificações técnicas que embasarão o novo projeto arquitetônico para a futura Estação Ferraz, levando em conta o estado-da-arte de construções polares modernas e obedecendo aos princípios de sustentabilidade e de energia limpa vigentes.

O MCTI detalhará nos próximos dias, com apoio da comunidade científica, as demandas acima elencadas, avaliando viabilidade de execução e custos.

Fonte: Portal do MCTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário