quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tragédias previsíveis e a solidariedade


Recentemente o Brasil tem passado por vários dramas, ou tragédias, causados por chuvas intensas, estiagens longas, ou outros eventos meteorológicos extremos. Somente neste ano as chuvas provocaram grandes estragos no estado de São Paulo, sobretudo em São Luiz do Paraitinga, em Santa Catarina, no Rio de Janeiro e, mais recentemente, nos estados nordestinos de Alagoas e Pernambuco. Não queremos aqui discutir se tudo isto tem sido ou não causado por mudanças climáticas. Mas, fica evidente a ausência de Políticas Públicas de Estado – em nível Federal, Estadual e Municipal –, que se preocupem em apoiar iniciativas de estudos que levem a uma melhor compreensão do comportamento do clima e do tempo, e que podem afetar severamente a vida de milhares de brasileiros. Depois dos eventos que ocorreram há cerca de dois anos em Santa Catarina, o país adquiriu um sofisticado radar meteorológico. Li recentemente que Pernambuco também pretende adquirir outro. Tudo depois que as tragédias aconteceram. Precisamos aprender a nos antecipar aos fatos. Um bom sistema de monitoramento ambiental e climático custa caro, mas pode evitar prejuízos ainda maiores, incluindo a perda de vidas humanas (que, opinião pessoal, na cultura do nosso país parece não receber ainda a devida importância).

Enquanto isto, só nos resta a solidariedade, para amenizar o sofrimento dos que padecem da falta de políticas públicas adequadas. Abaixo reproduzimos nota da Agência Brasil, informando sobre como fazer doações via Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
 
Caixa e Banco do Brasil abrem contas para receber doações para o nordeste
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal divulgaram nesta sexta-feira (25) número de contas bancárias destinadas a receber doações para a população atingida pelas chuvas nos estados nordestinos de Pernambuco e Alagoas.

Quem enviar dinheiro para ajudar os desabrigados de Pernambuco poderá fazer o depósito no Banco do Brasil, agência 1836-8, conta-corrente 100.000-4, ou na Caixa Econômica Federal, agência 1294, conta-corrente 0062010. Quem quiser ajudar com dinheiro as pessoas desabrigadas de Alagoas deve depositar no Banco do Brasil
, agência 3557-2, conta-corrente 5241-8, ou na Caixa Econômica Federal, agência 2735, conta-corrente 006955-6
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário