quarta-feira, 31 de março de 2010

CPTEC/INPE - Referência em previsões climáticas

A notícia abaixo foi divulgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), uma das mais prestigiosas fundações de pesquisa do mundo, apesar de ser estadual. Esta novidade veio em boa hora, no momento em que a importância das ciências climáticas passa a ser percebida pela sociedade brasileira e, acreditamos, gestores públicos.

Referência em previsões climáticas

26/3/2010
Agência FAPESP – O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), passará a integrar um seleto grupo de centros mundiais de previsão climática sazonal.
O centro foi recomendado pela Comissão para Sistemas Básicos da Organização Meteorológica Mundial (OMM) como um Global Producing Center (GPC) ou Centro Produtor Global de previsões de longo prazo.
Após confirmação da OMM – prevista para junho deste ano – o CPTEC receberá um selo de qualidade para suas previsões climáticas sazonais. Segundo avaliação dos especialistas da OMM, o CPTEC atende a vários critérios, com destaque para a metodologia empregada, disseminação de produtos de previsão na internet e existência de um ciclo operacional fixo de previsão climática sazonal.
Em contrapartida, o centro passará a participar de atividades internacionais da OMM, contribuindo com o Centro de Verificação de Previsão de Longo Prazo. Desde 2006, a OMM, por meio do Programa Global de Processamento de Dados e Sistemas de Previsão, passou a atestar a qualidade dos centros de pesquisa e de previsão climática que atendam a determinados quesitos, intitulando-os GPCs de previsões de longo prazo.
Com a recomendação, o CPTEC passará também a integrar um grupo de centros mundiais de previsão climática sazonal, como os National Centers for Environmental Prediction (Estados Unidos), o European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (União Europeia), o UK Met Office (Reino Unido), o Meteo-France, o Metorological Service of Canada, o Bureau of Meteorology da Austrália e o Japan Meteorological Agency, entre outros
.
Mais informações: www.inpe.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário