sexta-feira, 19 de março de 2010

Brasil participa de conferência sobre mudanças climáticas na Austrália

A adaptação das populações de regiões áridas e semiáridas às mudanças climáticas em nível mundial têm sido foco de pesquisas e constantes debates científicos em diversos países. Exemplo disso é a realização, em junho próximo, da Conferência Internacional sobre Adaptação às Mudanças Climáticas.
O evento será de 30 de junho a 1 de julho, em Queensland, na Austrália. Estão  convidados cientistas e tomadores de decisão de vários países a exemplo do Brasil, que será representado por um Comitê Diretor, formado pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), Carlos Nobre, e pelo diretor da Icid 2010, Antonio Rocha Magalhães.
Na ocasião, Magalhães ministra uma palestra sobre a história das políticas públicas de adaptação às secas no Nordeste do Brasil e como essa experiência pode fornecer lições para a adequação ao atual cenário de mudanças climáticas. Ele explica que esta Conferência será realizada na Austrália por se tratar de um país eminentemente seco, mas a reunião trará soluções para a problemática das alterações climáticas no mundo inteiro.
Segundo ele, a Conferência em Queensland já recebeu propostas de 850 trabalhos, porém, muito poucos são provenientes da América Latina.
“Esperamos que outras instituições, especialmente do Brasil, se empenhem em inscrever recomendações de trabalhos, porque a temática é de interesse de todos e precisa estar na pauta mundial”.
Magalhães adianta que dentre as personalidades internacionais já confirmadas para o evento da Icid, em agosto próximo no Brasil, está a diretora da Conferência da Austrália, Jean Palutikof, que apresentará uma síntese das principais recomendações do evento para adaptação às mudanças climáticas.
“Todo esse esforço tem a finalidade de contribuir positivamente para a adaptação ao quadro que se apresenta especialmente para as regiões áridas e semiáridas do planeta”, diz Magalhães.
Mais informação pode ser obtida no endereço do evento: http://www.nccarf.edu.au/conference2010
 
Fonte:  MCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário