sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

NATAL TEM ÍNDICES EXTREMOS DE RADIAÇÃO UV

Nesta semana foram registrados índices extremos de radiação ultravioleta (UV) em grande parte do país. Pela sua localização geográfica, Natal tem sido uma das cidades mais atingidas pelos altos índices, que representam um grande perigo para a população, sobretudo para quem precisa ficar bastante tempo exposto ao sol. Toda a energia que vem do sol, e que mantém o sistema climática terrestre em condições favoráveis à vida, vem sob forma de radiação. Uma parte importante desta radiação é a UV (este texto pode ser facilmente lido à luz do dia, graças à radiação visível, que é a principal componente da radiação solar). A radiação é um fenômeno ondulatório, e uma das principais características de uma onda é o seu comprimento. Neste tipo de radiação - eletromagnética, em termos gerais -, quanto menor o comprimento de onda, mais energia é transportada por ela. E é isto que ocorre com a radiação UV: sendo muito energética, possui pequeno comprimento de onda (menor do que da luz visível). Por este fato, ela consegue penetrar mais nas células e tecidos dos seres vivos, sobretudo da pele humana que fica diretamente exposta ao sol. Isto leva desde ao envelhecimento precoce dessas células, leves queimaduras, até chegar ao ponto de destruição, causando câncer de pele.
O monitoramento destes índices é, portanto, um serviço de grande importância para sociedade civil. Em nosso estado existe um bom sistema desta natureza, sob os cuidados do CRN/INPE. Podemos acompanhar diariamente os índices medidos em Natal e Caicó visitando o LAVAT (Laboratório de Variáveis Ambientais Tropicais).
Alguns cuidados preventivos que se pode tomar: não se expor muito ao sol, principalmente no período entre as 10 horas da manhã até as 3 horas da tarde; procurar usar roupas claras e leves; e, quando possível, usar protetor solar. Um óculos escuros, para quem pode e gosta, não faz mal a ninguém, e ajuda muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário