quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Documento do governo reúne ações para enfrentar mudanças climáticas

A Terceira Comunicação Nacional do Brasil (TCN), documento que reúne ações para a implementação dos compromissos assumidos pelo País na 21ª Conferência das Partes, foi apresentado à Câmara dos Deputados

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson de Andrade, apresentou na Câmara dos Deputados o papel da Terceira Comunicação Nacional do Brasil (TCN), documento que reúne ações para a implementação dos compromissos assumidos pelo País na 21ª Conferência das Partes (COP 21), em dezembro de 2015, em Paris, na França.

O documento contém resultados de políticas públicas, pesquisas para identificar vulnerabilidades, esforços para elaborar planos em busca da redução de emissões de gases de efeito estufa e outras iniciativas do governo a fim de conter o desmatamento, melhorar a eficiência energética, os meios de produção agrícola e pecuária, para reduzir os efeitos causados pelas mudanças climáticas.

“A TCN foi apresentada como documento brasileiro para a COP 21 e se constitui de uma compilação de dados de diversas publicações, com participação direta de 382 autores, que representam 140 instituições, sem mencionar a colaboração e a revisão de outros ministérios do governo federal”, disse Jailson, ao ressaltar que o MCTIC já discute com outras pastas e parceiros a elaboração da Quarta Comunicação Nacional.

O documento é um trabalho coletivo do governo, coordenado pelo MCTIC e desenvolvido com diversas instituições e especialistas representados em grande parte pela Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima). A primeira edição do documento é de 2004 e a segunda, de 2010. A terceira versão do TCN possui quatro volumes, que já estão disponíveis no portal do MCTIC, em versões em inglês e português.

“Entende-se que o componente científico e tecnológico tem um papel absolutamente relevante no enfrentamento dos desafios colocados pelas mudanças climáticas”, ressaltou o coordenador-geral de Mudanças Globais de Clima do MCTIC, Márcio Rojas.

Assinado por 195 nações no fim de 2015, o Acordo de Paris está em vigor desde 4 de novembro de 2016. O presidente da República, Michel Temer, havia depositado o instrumento de ratificação em setembro deste ano.

Agência Gestão CT&I/ABIPTI, com informações do MCTIC - via JCNoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário