sábado, 27 de agosto de 2016

Lembrando: CRN/INPE e UFRN abrem doutorado em Ciências Climáticas

A matéria abaixo foi publicada em 20/11/2009, no site do INPE (http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2031). O curso em pauta foi aprovado na 112ª Reunião do CTC-ES da CAPES, realizada no período de 28 de setembro a 02 de outubro de 2009.


Estão abertas até 16 de dezembro as inscrições para o primeiro processo seletivo ao Doutorado em Ciências Climáticas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O curso é uma parceria com o Centro Regional do Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRN/INPE), localizado em Natal.

O objetivo é formar pesquisadores para atuar em diversas questões relacionadas a mudanças climáticas e eventos meteorológicos extremos, além de estabelecer grupos voltados ao estudo dos efeitos do oceano sobre o clima na região nordeste, sobretudo com respeito à vunerabilidade do litoral e do semiárido às mudanças climáticas. O curso dará ênfase à modelagem computacional e seus pesquisadores deverão ter sólida formação nos princípios estatísticos, físicos e matemáticos dos sistemas abordados.

O Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas irá utilizar o Laboratório de Instrumentação Ambiental (LIA), que será instalado no CRN/INPE. Entre outras funções, este laboratório irá coletar dados ambientais relacionados ao clima e prestar suporte ao Projeto Pirata, com a manutenção do sistema de bóias oceânicas no Atlântico, e desenvolver novos dispositivos e sensores.

Maiores informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.posgraduacao.ufrn.br/ppgcc


Nenhum comentário:

Postar um comentário