segunda-feira, 5 de outubro de 2015

VI Simpósio Internacional de Climatologia aborda vulnerabilidades climáticas

A Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) realiza, de 13 a 16 de outubro, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Vl Simpósio Internacional de Climatologia (SIC). O tema deste ano trata das Vulnerabilidades Climáticas fazendo uma análise do Brasil no século XXI.
O objetivo do Simpósio é promover a discussão das vulnerabilidades climáticas e quais as consequências destas para o Brasil e para o mundo, com enfoque nas questões que atualmente estão em evidência no país, como as crises hídrica e energética e o desflorestamento da Amazônia.
A partir dessas discussões, o evento pretende também estudar e apresentar novas ferramentas para enfrentar esses problemas e desafios climáticos.
O Simpósio irá contar com a participação de profissionais das áreas de Meteorologia, Hidrologia, Geografia, Oceanografia, Estatística, Ciências Correlatas, Ciência e Tecnologia assim como representantes e servidores da Defesa Civil, das Secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e estudantes de Graduação e de Pós-graduação.
Entre alguns palestrantes convidados estarão Luiz Pinguelli Rosa, Diretor de Relações Institucionais do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e José Antônio Marengo Orsini pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Participam ainda o doutor Antônio Divino Moura diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); Vicente Andreu Guillo Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA); e o professor Ricardo Machado Trigo da Universidade de Lisboa.
O Simpósio de Climatologia acontecerá no Hotel Parque da Costeira, localizado no bairro de Ponta Negra, em Natal, e conta com a parceria de diversas instituições como a Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMPARN), o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e da Organização Mundial de Meteorologia.
Estudantes e profissionais interessados em participar do evento devem realizar as inscrições somente no local a partir das 13h, do dia 13 de outubro. Mais informações sobre os valores e a programação do evento podem ser consultadas no site: http://www.sic2015.com/.

Fonte: AGECOM @ UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário