terça-feira, 8 de setembro de 2015

Comissão de Mudanças Climáticas debaterá encíclica papal sobre meio ambiente

No dia 17 de setembro, a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) vai debater, a partir das 9h30, a encíclica do Papa Francisco Laudato Si (Louvado Sejas), que alerta para as graves consequências da degradação ambiental, atingindo, especialmente, as populações mais pobres. A audiência pública foi solicitada em requerimento conjunto dos senadores João Capiberibe (PSB-AP), Fernando Bezerra (PSB-PE) e Jorge Viana (PT-AC) e do deputado federal Angelim (PT-AC), aprovado pela comissão nesta terça-feira (8).
“A encíclica é densa. A questão ecológica é abordada não apenas em sua dimensão ‘natureza’, mas também no contexto humano, social, econômico, político, religioso e cultural”, assinalou Capiberibe na justificação do requerimento.
Segundo Bezerra, presidente da CMMC, o debate sobre a encíclica papal deverá contar com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin; do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Leonardo Steiner; e do jornalista Washington Novaes, colunista do jornal O Estado de S. Paulo, que trata, em seus textos, de temas ligados a meio ambiente e cultura indígena.

Ministra

No dia 30 setembro, a partir das 14h30, a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, apresentará à CMMC a proposta do Brasil para a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP21), que será realizada em Paris de 30 de novembro a 11 de dezembro.
Dias antes, a comissão deverá promover debate com a ex-senadora Marina Silva e um representante do Observatório do Clima, uma rede de entidades civis envolvidas com a discussão sobre as mudanças climáticas no país. Conforme explicou Fernando Bezerra, Marina deveria participar da discussão sobre a encíclica papal, mas não poderá comparecer em função de viagem à Europa. Assim, deverá preceder a vinda da ministra e deixar sua contribuição para o tema da COP21.

Visita a Observatório

A CMMC também aprovou requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) para a realização de diligência por três senadores integrantes da comissão ao Observatório de Torre Alta, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uatumã, distante 350 quilômetros de Manaus.
Segundo ressaltou Vanessa no requerimento, o observatório é o maior e mais novo instrumento mundial para estudos sobre mudanças climáticas. A senadora também pediu que a diligência seja acompanhada por pesquisadores do Instituto de Pesquisas da Amazônia. De acordo com o presidente da CMMC, a visita integra uma série de diligências regionais a serem realizadas pela comissão até novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário