domingo, 5 de abril de 2015

Vegetação do mundo cresce

A vegetação mundial se expandiu, acrescentando quase 4 bilhões de toneladas de carbono a plantas desde 2003, graças ao plantio de árvores na China, crescimento de florestas nos antigos estados soviéticos e savanas mais viçosas devido a mais chuva.
De acordo com os pesquisadores, há diversos fatores que explicam o crescimento. “O aumento de vegetação veio principalmente de uma combinação feliz de fatores ambientais e econômicos, e de plantação maciça de árvores na China” disse Yi Liu, da Universidade de Nova Gales do Sul e principal autor do estudo.
As descobertas foram feitas com uma técnica inteiramente nova de mudança de mapas de biomassa no correr do tempo, com uso de mensurações de satélites e ondas naturais de rádio emitidas da superfície da Terra. “Análises anteriores de biomassa focavam em mudança na cobertura florestal”, afirmou o co-autor Albert van Dijk, da Universidade Nacional da Austrália. “Com nossa abordagem descobrimos grandes e inesperados aumentos de vegetação nas savanas do norte da África e Sul da Austrália”.
Os cientistas descobriram o acréscimo de carbono, apesar do desmatamento em grande escala nas florestas tropicais no Brasil e Indonésia, de acordo com pesquisa publicada ontem na Nature Climate Change.
O carbono flui entre os oceanos, ar e terra. Está presente na atmosfera primariamente como dióxido de carbono – o gás principal da mudança do clima – e armazenado nas árvores como carbono. Através da fotossíntese, as árvores convertem dióxido de carbono no alimento que precisam para crescer, aprisionando o carbono na madeira.

O aumento de 4 bilhões de toneladas é minúsculo se comparado às 60 bilhões de toneladas de carbono liberadas na atmosfera pela queima de combustível fóssil e pela produção de cimento no mesmo período, disse Yi Liy, principal autor do estudo e cientista da Universidade de Nova Gales do Sul, informa o Science a Go Go.

Por José Eduardo Mendonça via Planeta Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário