quarta-feira, 29 de abril de 2015

CAPES: Prêmio seleciona melhores trabalhos de ciência e sustentabilidade do país

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quarta-feira, 11, o resultado do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que seleciona as melhores teses e dissertações defendidas sobre o tema no país. Foram selecionadas quatro teses de doutorado e quatro dissertações de mestrado, todas apresentadas em 2013, que trazem ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa (GEE), aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.
Os trabalhos vencedores estão divididos em quatro grupos temáticos. No tema "Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia", os trabalhos premiados foram o de Idelma Aparecida Alves Terra no doutorado e Victor Sette Gripp no mestrado, ambos da Universidade de São Paulo (USP). O grupo "Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos" teve como vencedores Paula Fagundes de Gouvêa, da USP no doutorado e Denilson de Jesus Assis, da Unversidade Federal da Bahia (UFBA) no mestrado.
O terceiro grupo temático "Redução de Gases do efeito estufa" premiou Bettina Susanne Hoffmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no doutorado e Pieter de Jong da UFBA no mestrado. Já o grupo "Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza" teve como trabalhos vencedores a tese de Andréa Cardoso Ventura da UFBA no doutorado e a dissertação Felipe de Albuquerque Sgarbi da USP no mestrado.
Premiação
As teses e dissertações premiadas recebem passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores para que compareçam à cerimônia de premiação, que acontecerá em abril de 2015; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador (es) e ao programa em que foi defendido o trabalho; certificado de premiação e troféu para autor; e auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador.
Para os trabalhos de doutorado, está prevista também a premiação com bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter em um ano para estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado, e a concessão de um prêmio adicional pela Vale ao autor da tese, no valor de R$ 15 mil. Para as dissertações de mestrado, bolsa para realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos para o autor da tese e prêmio adicional pela Vale ao autor da dissertação, no valor de R$ 10 mil.
Histórico
O resultado celebra a 3ª edição do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. A premiação foi criada inicialmente a partir de parceria firmada durante a conferência Rio +20. A cerimônia da edição 2012 aconteceu em Belém e prêmio 2013 foi entregue no Rio de Janeiro.
Acesse o resultado da edição 2014.


(CCS/Capes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário