sábado, 21 de março de 2015

Rio Grande do Norte: Chuvas em Natal.


As chuvas são muito bem vindas para todos nós, no Brasil, de Norte a Sul, especialmente onde há apreensão com a seca.

Agora, chuva demais requer atenção e alerta.

Desde hoje cedo passei mensagens para amig@s, via redes sociais, que temos um final de semana com chuvas fortes. Não pretendemos ser alarmistas. Na verdade, nem temos autoridade sobre o assunto, que é do escopo de Meteorologistas.

Há tempos vimos falando que a UFRN deveria ter um papel importante em questões de desastres naturais, sobretudo climáticos, que não são tão raros. Estamos seguro que pelo menos em maio de 2012 chamamos atenção da nossa Reitoria para isso, por ocasião de uma reunião de especialistas que participavam do evento que organizamos aqui em Natal, o "Climate Change, Impacts and Vulnerabilities: Preparing the Brazilian Northeast for the Future" (CCIV 2012: http://www.ccet.ufrn.br/cciv2012/).

Pois bem, neste final de semana de São José, os sinais da chuvas estão por aí, e já temos relato de morte, no RN, por causa das chuvas.
Como já dizemos, esse é um campo para meteorologistas, especialmente trabalhando em centros de desastres naturais. Mas, não há grandes segredos hoje em dia, se queremos ter pelo menos alguma ideia do que esperar. Alguns sites nos dão dados sobre o estado da atmosfera no período de 1-2 dias.

Eis alguns exemplos:

1) Radar Meteorológico de Natal: http://sigma.cptec.inpe.br/radar/mapa.jsp?i=br&id=12

2) Satélite via INPE (poderia ser via NASA ou NOAA): http://satelite.cptec.inpe.br/home/novoSite/index.jsp

De onde obtivemos a imagem abaixo.




De onde obtivemos a imagem a seguir.


Temos esperanças que a próxima gestão da UFRN terá interesse e determinação para a criação de um centro de alertas para riscos de secas ou de chuvas, além de outros eventos naturais. Seria de grande valia e importância se os gestores públicos, sobretudo prefeitos e governador do estado, tivessem a mesma motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário