quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Seminário PPGCC na UFRN: PULSE-Brasil

PULSE-Brasil – Uma plataforma de visualização das implicações das mudanças climáticas sobre ecossistemas e saúde no Brasil

Dr. Duarte CostaUniversity of Exeter, UK


Local: Sala 77 do CCET (seminários da estatística)
Data: 27 de fevereiro, às 09h30

Resumo: As mudanças climáticas são um dos principais desafios ambientais globais do século XXI onde processos de mudança globais se expressam em impactos locais e regionais. As previsões dos modelos climáticos globais e regionais são a principal fonte de informação científica para subsidiar planos e políticas de adaptação às mudanças do clima e de gestão de risco. Contudo, a complexidade e incerteza inerente aos resultados da modelagem climática implicam um processo de mediação e facilitação entre cientistas e tomadores de decisão que permitam a aplicação do estado-da-arte da modelagem climática em processos de planeamento e decisão política.
A plataforma PULSE, co-desenhada em parceria com tomadores de decisão no Brasil, pretende ser uma ferramenta de acesso facilitado e visualização interativa de dados climáticos, projeções da modelagem e implicações para a saúde humana e ecossistemas, para o subsídio a Planos de Adaptação e Gestão de Risco Climático. Para além de dados oficiais, foram também realizadas análises integradas de clima e saúde para identificar níveis de Exposição, Vulnerabilidade e Risco climático nos municípios brasileiros perante o aumento de temperaturas médias e frequência de dias de ondas de calor (WSDI). A apresentação contará com a apresentação e debate sobre a ferramenta PULSE e visualização dos primeiros resultados de análise integrada de Clima e Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário