quarta-feira, 29 de outubro de 2014

UFRN: Projeto visa reflorestar áreas degradadas da caatinga no Seridó

Plantar 50 mil mudas de vegetação nativa em matas ciliares e em outras áreas degradadas da caatinga no município de Parelhas. Esse é o objetivo inicial do “Projeto Florescer: replantar vidas na caatinga”, que será lançado na próxima sexta-feira, 31, às 18h, na praça central da cidade. A iniciativa, no entanto, é mais ampla e visa a se estender para outros municípios da região do Seridó.

O projeto é promovido pela Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias (UAECIA), integrante da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da UFRN, além de órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada. Nessa fase inicial, em Parelhas, participam as secretarias de educação e agricultura do município, Prefeitura, EMATER, Guarda-Mirim e os clubes de jipeiros e de ciclistas da cidade.

A professora Magda Maria Guilhermino, uma das organizadoras do projeto, explica que a sua realização vai ser iniciada já no dia seguinte ao lançamento. Na ocasião, será feita uma expedição para a coleta de sementes em uma área de vegetação caatinga preservada em Parelhas. A perspectiva é que o reflorestamento no município seja feito ao longo de cinco anos.

Além da coleta, o projeto também vai se dedicar à confecção das mudas – que serão feitas com material reciclado –, ao plantio e monitoramento das áreas a serem reflorestadas. Isso será realizado de acordo com a assessoria técnica dos cursos da Unidade Agrícola Especializada: Engenharia Florestal, Agronomia e Zootecnia.

A ideia é que o projeto conte com o apoio de outras Prefeituras e possa se estender para mais municípios da região. Para isso, foram convidados e devem estar presentes ao lançamento prefeitos de Santana do Seridó, Tenente Laurentino, Acari e Cruzeta, além de outros da região do Mato Grande.

Fonte: AGECOM-UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário