sexta-feira, 22 de agosto de 2014

UFRN: Engenharia Ambiental recebe conceito máximo do MEC

O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e obteve o conceito “5”, nota máxima atribuída às graduações.

A avaliação in loco aconteceu entre 10 e 13 de agosto e analisou o corpo docente, as instalações e infraestrutura, a biblioteca e a organização didática pedagógica. O relatório enviado à Instituição destaca a titulação, a produção acadêmica e o regime de trabalho do corpo docente.

Os avaliadores constatam que “o projeto do Curso Bacharelado em Engenharia Ambiental atende aos objetivos e as condições de oferta previstos no PPC e PDI, bem como às possibilidades de inserção do profissional egresso no mercado de trabalho da região e do país”.

No documento, a equipe responsável pela avaliação ressalta “a excelente experiência vivenciada pela IES, no que refere à formação dos cursos de engenharias Ambiental, Biomédica, Redes e Comunicação, Petróleo, Mecatrônica, Materiais, Mecânica e de Computação”. Por fim, o MEC respalda o modelo de dois ciclos adotados pelo curso para essa formação do profissional de engenharia, “o qual visa à melhoria do ensino e qualidade profissional”.

Ao parabenizar a equipe docente e técnica pelo reconhecimento do curso, a reitora ngela Maria Paiva Cruz agradeceu aos professores de Engenharia Ambiental e do Bacharelado em Ciências e Tecnologia, formadores de competências exigidas para o primeiro ciclo.

Sobre a importância da conquista, a reitora lembrou que “resulta dos projetos pedagógicos bem elaborados, sustentados e executados pelos que fazem a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), o Centro de Tecnologia (CT) e as unidades administrativas que dão suporte às ações da Instituição”.

“Acolhemos esse reconhecimento de curso”, disse a reitora, “seguros de estarmos seguindo as diretrizes previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN, o PDI, e, por isso, alcançando as metas estabelecidas em nosso Plano de Gestão”.

Para ngela Paiva, o conceito “excelente” atribuído pelo MEC “é um avanço, no sentido da aprimorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, na maior e mais antiga universidade pública do Rio Grande do Norte”.

Histórico
Considerado de “qualidade excelente” pela avaliação do MEC, o curso de Engenharia Ambiental foi implantado na UFRN em 2011, num período de reestruturação das universidades federais.

Coordenado pelo professor Helio Rodrigues dos Santos, a graduação de Engenharia Ambiental está vinculada ao Centro de Tecnologia (CT/UFRN) e tem capacidade para receber 80 alunos por ano, divididos em entradas semestrais de 40 alunos.

A primeira turma ingressou no segundo semestre de 2012. Quem cursa o primeiro ciclo pode obter o grau de Bacharel em Ciência e Tecnologia (BC&T), enquanto os concluintes que integralizam os dois ciclos recebem o diploma de Bacharel em Engenharia Ambiental.
Fonte: AGECOM-UFRN
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário