domingo, 15 de junho de 2014

SOBRE AS OCORRÊNCIAS DE CHUVAS EM NATAL

As chuvas estão causando grande transtorno na região metropolitana de Natal, uma das cidades-sede da Copa. A explicação para este fenômeno, que já pode ser caracterizado com um evento climático extremo, tem suas raízes no aquecimento das águas oceânicas, provocando maior umidade, e a distribuição de ventos na região. Com mais detalhes, pesquisadores da UFAL e UFRN trazem maiores esclarecimentos.
Para o Prof. Dr. Humberto Barbosa, Meteorologista da UFAL e Coordenador do projeto LAPIS NA COPA (vide http://200.17.112.62/lapis_copa/lapis_copa.php), "A explicação tem vários sistemas meteorológicos, os quais estão atuando na região do Recôncavo do RN, especialmente, na cidade de Natal.
A alta do atlântico sul está muito intensa e, por conseguinte, os ventos de SE estão muito fortes. Esses ventos estão transportando águas quentes para costa leste desta região, aonde se tem registrado anomalias de TSM positvas.
Além disso, a inclinação da ZCIT tem favorecido a fomação de squal line *linha de instabilidade* na região sententrional do NEB. Tb tem a participação das POAs, ondas pertubatórias de leste. Estes são os principais sistemas meteorológicos que explicam o excesso de chuvas em Natal. A chuva na cidade de Natal deve diminuir no domingo -- a partir de tarde. "
O Prof. Dr. Cláudio Moisés, Coordenador do Curso de Meteorologia da UFRN, acrescenta:
"A causa das chuvas em Natal é a presença de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). A previsão para amanhã ainda é de chuvas, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A chuva deve continuar até dia 16 e, em se mantendo as condições atuais, deve parar no dia 17. Contudo, é necessário continuar monitorando, porque esse tipo de sistema meteorológico costuma se fortalecer e provocar chuvas novamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário