domingo, 1 de junho de 2014

Antártica começou a derreter 5 mil anos antes do que se pensava

Perda de gelo causou 2 metros de elevação do  nível do mar
O derretimento de gelo da Antártica aumentou em oito períodos entre 20.000 e 9.000 anos atrás. Durante um período há 14.00 anos,  a perda de geleiras liberou tantos icebergs que o aumento do nível do mar foi de 2 metros em apenas 100 anos.
As descobertas foram feitas depois da análise de núcleos de sedimentos no Mar de Scotia. Acreditava-se que o derretimento tivesse começado há 14.000 anos. Recentemente, outro estudo confirmou que a desestabilização do oeste da Antártica já começou.
Os resultados fornecem a primeira evidência clara de um derretimento dramático na Antártica e combina com previsões do futuro da região. O trabalho foi conduzido por uma equipe internacional, com pesquisadores da Alemanha, Canadá, Havaí, Lapônia e Austrália.
De acordo com Michael Weber, da Universidade de Colônia, na Alemanha, e chefe do estudo, considerava-se que a camada de gelo na área era relativamente estável e que seu declínio era uniforme. O estudo, porém, muda estas conclusões.
“O registro dos sedimentos sugere um padrão diferente, mais episódico, e sugere que partes do gelo se tornaram instáveis durante o final da última glaciação,” afirma ele.
“Um fluxo forte e incomum de água morna em direção à Antártica pode ter provocado estes eventos. Nossos modelos revelam ainda que o derretimento associado aumentou este fluxo, criando um feedback positivo. Esta  é uma receita perfeita para a elevação do nível do mar,” diz Axel Timmermann, professor do Centro Internacional de Pesquisa do Pacífico da Universidade do Havaí, e co-autor do estudo publicado pela Nature, segundo o Science Codex.
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário