O documento será apresentado aos ministros e chefes de estado dos cinco países durante a 6ª Cúpula dos Brics, marcada para 15 e 16 de julho, em Fortaleza. “A nossa expectativa é a de que os ministros estejam aqui [no Brasil] e possam receber as contribuições desse seminário”, afirmou o conselheiro Franklin Silva Netto, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Assin/MCTI). “Teremos a oportunidade de elevarmos a nível político as sugestões para que tenhamos programas e atividades de cooperação conjunta e propostas concretas.”
Ao comentar as propostas incluídas no documento, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, afirmou que é necessário alinhar “temas que sejam de interesse comum” para que os pesquisadores possam trabalhar em conjunto.
Nobre disse ainda que é importante pensar na criação de um programa de “mobilidade inteligente no qual cada país identifique suas capacidades”. Entre as propostas incluídas no documento foram sugeridas a criação de uma plataforma online para compartilhamento, entre os países do bloco, de documentos sobre prevenção e mitigação de desastres naturais.
Também foi proposta a criação de um programa de bolsas do Brics para estudantes, pesquisadores e cientistas com ênfase especial em estudos oceanográficos, previsão e modelagem do clima e em gestão e prevenção de desastres naturais. Além disso, foi sugerido criar e fortalecer os programas de pesquisas existentes em mudanças climáticas nos territórios urbanos, com atenção especial para as megacidades, e promover o compartilhamento de informações de análises de risco, métodos, modelos e procedimentos, entre outras proposições.
O Workshop colaborativo dos Brics reuniu pesquisadores brasileiros, russos, indianos, chineses e sul-africanos nesta quarta (7) e quinta-feira (8), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para trocar experiências sobre mudanças climáticas e prevenção e mitigação de desastres naturais.
Texto: Raphael Rocha – Ascom do MCTI
Nenhum comentário:
Postar um comentário