terça-feira, 20 de maio de 2014

China vai triplicar capacidade solar em três anos

Meta ambiciosa ajudará a combater poluição
A China espantou o setor solar nos últimos anos com metas de instalação cada vez maiores. Isto se deve ao excesso de oferta de equipamentos e de uma reestruturação vigorosa de sua produção, que tirou fabricantes de uma crise financeira e fez cair ainda mais os preços para os consumidores e operadoras, beneficiários de uma demanda crescente.
O país anunciou hoje uma meta impressionante de produção de energia solar de 70.000 megawatts até 2017. Dado o desempenho de anos recentes, esta capacidade pode ser atingida antes do tempo.
Os chineses têm uma história de estabelecer metas baixas para o setor e de depois aumentá-las.  A de 2015 era de 5 gigawatts, foi dobrada para 10 GW, depois para 21 GW, até chegar aos 40 GW.
E, se o motor principal disto for a poluição do ar, e se a China for construir ainda mais usinas a carvão nos próximos anos, o incentivo à energia solar ficará mais forte.
O anúncio do governo chinês também informou que a meta corrente é possuir 150 GW de energia eólica, 11 GW de biomassa e 330 GW  de hidrelétrica até 2017, relata o Solar Love.

Por José Eduardo Mendonça, para Planeta Urgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário