segunda-feira, 28 de abril de 2014

Pesquisadores do Inpa produzem livro sobre recursos hídricos

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lançou o livro “Tópicos em Recursos Hídricos: uma abordagem para professores dos ensinos fundamental e médio na Amazônia”. A proposta da publicação é servir como ferramenta na capacitação de professores, principalmente, das disciplinas de ciência, biologia, geografia e química. Os autores do livro são os pesquisadores do Inpa Domitila Pascoaloto, Marcio Luiz da Silva e Sebastião Átila Miranda. O volume, que foi lançado na última sexta-feira (25), teve o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e é resultado, principalmente, do Projeto Jovem Cientista Amazônida (JCA), além de outras iniciativas financiadas pela fundação.
Domitila explica que o projeto atendeu a uma demanda apresentada aos pesquisadores do Inpa por comunitários e professores. O objetivo era formar estudantes do ensino fundamental como disseminadores da importância dos recursos hídricos na área rural ou em expansão em Manaus.
Na opinião da professora de ciências, Elyane Tavares, da Escola Estadual Rilton Leal Filho, situada no bairro Amazonino Mendes, o livro servirá com uma grande ferramenta na suas aulas. “Espero que eu consiga sensibilizar meus alunos sobre recursos hídricos, que fazem parte da nossa realidade. Temos uma grande extensão de água, mas não temos noção do que fazer para preservá-la”, diz.
Para a professora de biologia e química, Cecília de Melo, da Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, situada no Puraquequara (AM), a publicação aborda um tema de suma importância para a  região. “O livro será uma ferramenta de trabalho importante para ser aplicado com os alunos nas aulas de campo”, explica.
O livro está dividido em três partes. A primeira apresenta os conceitos gerais sobre água e ciclo hidrológico; bacia hidrográfica e a distribuição da água no Brasil e no mundo. A segunda parte mostra como foi feita a abordagem desses três temas com professores e alunos. Também mostra a abordagem do tópico qualidade da água, organismos aquáticos e doenças de veiculação hídrica. Na terceira parte, a obra expõe as formas e o conteúdo escolhidos pelos bolsistas para apresentação do produto final dos projetos realizados pelos estudantes de ensino médio e fundamental.        
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Texto: Ascom do MCTI, com informações do Inpa

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