terça-feira, 8 de abril de 2014

Brasil e Suécia realizam workshop na Capes para debater desafios das mudanças climáticas

Publicada por Coordenação de Comunicação Social   
Segunda, 07 de Abril de 2014 20:03
Teve início nesta segunda-feira, 7, o Workshop Bilateral Brasil-Suécia sobre os Desafios das Mudanças Climáticas - Adaptação e Iniciativas Estratégicas. O objetivo do encontro é facilitar a criação de laços entre pesquisadores do Brasil e da Suécia e criar novas ligações transversais entre as diferentes disciplinas científicas no que diz respeito às alterações e adaptações climáticas. O evento acontece em Brasília, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


O workshop bilateral surgiu de diálogos entre o Ministério da Educação brasileiro e sueco para estimular a cooperação entre pesquisadores dos dois países. A Capes foi designada como o parceiro brasileiro para a realização desta cooperação. No lado sueco, o Swedish Research Council assumiu a liderança no desenvolvimento da oficina junto com o Swedish Research Council for Environment, Agricultural Sciences and Spatial Planning (Formas).

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, destacou a importância de receber um evento sobre o tema. "É um prazer grande para Capes ser a casa onde discutiremos esse assunto de extrema relevância, que afeta a todos os habitantes desse planeta", ressaltou.

Responsável por apresentar uma visão geral das atividades da coordenação, assim como o panorama atual da produção científica brasileira, Guimarães enfatizou o desejo de que o workshop gere programas de cooperação internacional entre pesquisadores brasileiros e suecos. "Certamente sairemos com um plano de trabalho para cooperação mútua entre os pesquisadores". O presidente citou então como exemplo o programa Bragecrim, cooperação com a Alemanha na área de tecnologia de manufatura. "Algo semelhante pode surgir ao final desse workshop", concluiu.

Nesse sentido, a ministra conselheira da Embaixada da Suécia, Pernilla Josefsson Lazo, também acredita que o workshop deve gerar parcerias futuras. "Trata-se de um dos mais importantes tópicos da nossa época: mudanças climáticas. Estamos agradecidos pelos esforços de ambos os lados para tornar esse evento realidade. Tenho certeza que o workshop mostrará novas possibilidades de cooperação e teremos um modelo que poderá ser utilizado em outras áreas", destacou a representante da Embaixada, que disse conhecer bem a Capes por meio do trabalho com o programa Ciência sem Fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário