quinta-feira, 10 de abril de 2014

Brasil e Suécia assinam acordo para cooperação científica

Publicada por Coordenação de Comunicação Social da Capes   
Quarta, 09 de Abril de 2014 15:27
Entre os eventos que marcaram o "Workshop Bilateral Brasil-Suécia sobre os Desafios das Mudanças Climáticas - Adaptação e Iniciativas Estratégicas", que aconteceu nesta terça-feira, 8, aconteceu a assinatura de um memorando conjunto de entendimento para cooperação científica entre os dois países, celebrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Swedish Research Council.

O embaixador da Suécia no Brasil, Magnus Robach, presente na cerimônia, classificou o seminário como histórico. "Não sei de outro momento em que tantos cientistas dos nossos países se reuniram sob um mesmo teto", definiu. O tema escolhido, mudanças climáticas, também foi destacado pelo embaixador. "Temos aqui o começo de uma cooperação que poderá fazer a diferença no mundo", enfatizou.
A representante do Swedish Research Council, Kerstin Sahlin, mostrou-se positivamente surpresa com o desenvolvimento do workshop. "Os trabalhos desenvolvidos ultrapassaram nossas melhores expectativas e gostaria de compartilhar isso com meus colegas suecos e, agora, novos colegas brasileiros", afirmou.
Parceria
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, lembrou que atualmente mais de 200 estudantes brasileiros se encontram em universidades suecas pelo programa Ciência sem Fronteiras. "Trata-se de um dos melhores sistemas universitários do mundo, o que nos enche de orgulho", afirmou. Há mais uma turma de estudantes brasileiros já selecionada para fazer graduação-sanduíche na Suécia.
De acordo com Jorge Guimarães, um dos grandes destaques do intercâmbio acadêmico com a Suécia é a possibilidade de estágios em empresas do país que possuem filial no Brasil. "Ao fazer um estágio na Suécia, as empresas colocam o DNA no nosso estudante. No futuro, isso possibilitará uma grande transformação na empregabilidade dos nossos discentes", ressaltou.
Entre as possibilidades desse novo acordo assinado, o presidente da Capes destaca o aprendizado na distribuição dos campos científicos. "A pesquisa em agricultura na Suécia corresponde a 20% da produção do país, proporcionalmente o dobro em relação ao Brasil. Temos muito o que explorar no futuro dessa nova cooperação", concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário