quinta-feira, 28 de novembro de 2013

UFRN participa do 6° EnCoGrad-Mar de 2 a 6 de dezembro em Natal

Acontece de 2 a 6 de dezembro, no Pirâmide Hotel, em Natal, o 6° Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar (EnCoGrad-Mar), que será promovido pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento tem o apoio da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Ministério da Educação.
O evento, que neste ano que aborda a temática Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar, vai contar com a presença de todas as universidades que oferecem o cursos de Ciências do Mar, convidados do GI-GERCO, BIOMAR, PROAREA e autoridades. Além disso, reúne, pela primeira vez, os líderes dos grupos de pesquisa que atuam na área e coordenadores dos cursos de graduação e de programas de pós-graduação, com o objetivo de definir os temas prioritários para o desenvolvimento científico neste domínio no decênio 2014-2023 e apurar as necessidades de formação de recursos humanos para atender tais prioridades.
A programação inclui palestras, sessões temáticas, exposição de painéis, debates setoriais e coletivos, abordando assuntos de significativa importância para o desenvolvimento do país, considerando que o Brasil possui, atualmente, 40 cursos de nível superior em Ciências do Mar que, por ano, graduam cerca de 2 mil profissionais que contribuem para a pesquisa, a conservação e a exploração ordenada dos recursos marinhos.
Programação
No dia 2, ocorre uma Sessão Especial - V Workshop dos Grupos de Trabalho do PPG-Mar, coordenada por Luiz Carlos Krug (FURG). A solenidade de abertura acontece no dia 3, às 9h, com a palestra A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), que será proferida pelo Contra-Almirante Marcos Silva Rodrigues.
Em seguida, ocorre a palestra abordando “A CAPES e a formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar”, ministrada pelo presidente da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Guimarães.
Outra programação do dia é o lançamento dos livros “Introdução às Ciências do Mar”, organizada por Jorge Pablo Castello (FURG) e “Guia de Atividades Práticas sobre o Ambiente Marinho”, coordenado por Maria Inês Freitas dos Santos (UNIVALI), João Thadeu de Menezes (UNIVALI) e Moyses Gonsalez Tessler (USP). À tarde está reservada para outras palestras e painéis, abordando assuntos relacionados à formação de recursos humanos e atuação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).
A programação continua no dia 4, com os painéis: Os 25 anos do Plano Nacional de Gerenciamentos Costeiro: produção e difusão do conhecimento para ações de gerenciamento costeiro; Os 25 anos do Plano Nacional de Gerenciamentos Costeiro: produção e difusão do conhecimento para ações de gerenciamento costeiro; Biotecnologia Marinha – BIOMAR; Disseminação de conhecimentos de Ciências do Mar para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio; e O Ensino Técnico em Ciências do Mar no Brasil. Além disso, haverá uma mesa-redonda sobre A Formação Embarcada de Recursos Humanos em Ciências do Mar no Brasil.

Nos dias 5 e 6 estão programadas plenárias para discutir os rumos da pesquisa em Ciências do Mar, demandas de formação de recursos humanos e reuniões de trabalho para sistematização do relatório final do 6º EnCoGrad-Mar.
Mais informações com o professor Luiz Carlos Krug (FURG)– coordenador do PPG-Mar – (53) 9945-9799 (www.cdmb.furg.br); e com a Capitão-de-Mar-e-Guerra Marise Silva Carneiro (SECIRM) – subsecretária para o Plano Setorial para os Recursos do Mar – (61) 9163-7823/ (61) 3429-1323 – www.secirm.mar.mil.br.

Fonte: AGECOM-UFRN
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário