segunda-feira, 20 de maio de 2013

Manaus sedia reunião de autores de suplemento do IPCC sobre o clima

Desta segunda-feira (20) até sexta (24), é realizada em Manaus a 4ª reunião de autores do Suplemento ao Manual para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). O documento trata de métodos para estimar emissões e remoções de GEE resultantes de ações humanas em áreas alagadas.

A reunião é coordenada pela Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do IPCC, copresidida desde 2002 pela brasileira Thelma Krug, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).

O evento, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), fecha o último ciclo de reuniões. Participam mais de 70 autores de diversas nacionalidades para tratar dos comentários recebidos dos governos membros e especialistas da segunda versão, que já incluiu uma revisão anterior só de especialistas.

“É nesta reunião que os autores consideram cada um dos comentários recebidos. A presença de dois revisores editores – um de país desenvolvido e outro de país em desenvolvimento – em cada capítulo assegura que todos os comentários são tratados de forma neutra, e o conteúdo, equilibrado”, explica Thelma Krug.
Às 14h de hoje, o evento será aberto para convidados, e às 15h haverá coletiva para a imprensa. Às 18h, uma cerimônia apresentará o trabalho do IPCC ao público. Todas as atividades acontecerão no Auditório da Ciência, no bairro de Petrópolis.
Suplemento
O último manual metodológico do IPCC foi finalizado em 2006. O suplemento preenche fontes de emissão não consideradas anteriormente devido à falta de conhecimento científico à época da elaboração. Dentre essas, áreas alagadas em solos minerais; manguezais; e áreas alagadas para tratamento de águas residuais.
Painel de governos criado em 1988 para prover o mundo com uma visão científica do estado do conhecimento em mudança do clima e seus potenciais impactos ambientais e socioeconômicos, o IPCC é um corpo científico que opera sob os auspícios das Nações Unidas.
Faz revisões e levantamentos das informações mais atualizadas sobre mudança do clima, envolvendo centenas de pesquisadores de todos os continentes, os quais contribuem de forma voluntária ao trabalho do painel, aberto a todos os países membros das Nações Unidas.
A força-tarefa desenvolve manuais metodológicos para estimar emissões líquidas de gases de efeito estufa em vários setores – energia, processos industriais, agricultura, uso da terra, mudança do uso da terra e florestas e tratamento de resíduos. Os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima periodicamente relatam suas emissões em todos esses setores, seguindo as orientações metodológicas do IPCC.
Leia mais.

Texto: Ascom do MCTI, com informações do Inpe e do Inpa


Nenhum comentário:

Postar um comentário