sábado, 25 de maio de 2013

Brasil sedia reunião de comitê do Programa Mundial de Pesquisa Climática


Clique para ver todas as fotos de Brasil sedia reunião de comitê do Programa Mundial de Pesquisa Climática
24/05/2013 - 12:58
Pela primeira vez, o Brasil sedia a 34ª reunião do Joint Scientific Comitee do World Climate Research Program (WCRP), a ser realizada em Brasília, do dia 27 a 31 de maio. O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Seped/MCTI), Carlos Nobre, participa da cerimônia de abertura, na próxima segunda feira, às 9 horas. A Seped compôs a comissão organizadora do evento.
Sessenta cientistas de renome internacional de mais de 15 países estarão no Brasil para o encontro, cuja última edição ocorreu em 2012, na China. A reunião agrega líderes nas áreas de conhecimento referentes ao clima e suas alterações.
O WCRP é uma organização patrocinada pela Organização Meteorológica Mundial, pelo Conselho Internacional para a Ciência e pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Sua missão é facilitar a análise e previsão da variabilidade do sistema Terra para uso em uma gama crescente de aplicações práticas e de relevância, benefício e valor à sociedade. A organização científica fica a cargo do Joint Scientific Comitee, composto por 18 cientistas escolhidos em comum acordo entre as três organizações patrocinadoras, e representando disciplinas relacionadas com o clima nas ciências atmosférica, oceânica, hidrológica e da criosfera.
O comitê científico conjunto é formado por: Antonio J. Busalacchi (EUA); Vladimir M. Kattsov (Rússia); Stephen Belcher (Reino Unido); Guy P. Brasseur (Alemanha); Anny Cazenave (França); Sarah Gilles (EUA); Filippo Giorgi (Itália); Bhupendra N. Goswami (Índia); Kang In-Sik (Coreia do Sul); Hong Liao (China); Rodney G. Martinez Guingla (Equador); Mauricio Mata (Brasil); Teruyuki Nakajima (Japão); Graciela L. Binimelis de Raga (México); James Renwick (Nova Zelândia); Frederick Semazzi (EUA); Soroosh Sorooshian (EUA); Pius Yanda (Tanzânia).
Serviço:
O quê: 34ª reunião do comitê científico do World Climate Research Program (WCRP)
Cerimônia de abertura: 27 de maio, às 9 horas
Data do evento: de 27 a 31 de maio
Local: Carlton Hotel Brasília
Setor Hoteleiro Sul Q.5, Bloco G - Asa Sul, Brasília

Fonte: portal do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário