quinta-feira, 11 de abril de 2013

UEPB vai ganhar Centro de Referência em Clima e Desenvolvimento Sustentável da Paraíba

Campina Grande ganhará, em breve, um Centro de Referência em Clima e Desenvolvimento Sustentável para o semiárido paraibano. O projeto elaborado pelo professor Ethan Barbosa, vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), já foi apresentando ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), por ocasião da 9ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor do Fundo e, pela proposta, o Centro será construído no Campus I da UEPB, localizado no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.
O projeto está orçado em R$ 5,4 milhões, sendo que R$ 3 milhões serão destinados para a parte de infraestrutura que envolve a construção do prédio. O restante da verba será aplicado na execução de projetos de pesquisa e outras ações. Os recursos serão do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com o professor Ethan, idealizador do projeto, o Centro contará com ações que vão desde a aplicação de pesquisas em clima até pesquisa com mitigação dos efeitos de mudança climática no semiárido. Na fase atual, a UEPB está elaborando o projeto executivo do Centro que envolve todo o detalhamento que será reenviado para o Fundo Clima.  A perspectiva é que o espaço comece a ser instalado no segundo semestre deste ano.
O Centro terá um conceito de órgão gestor, funcionando em parceria com as reitorias da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outros parceiros como o Instituto do Semiárido (INSA), Embrapa, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de São Paulo (USP), entre outras instituições nacionais e internacionais.
Ethan Barbosa enfatizou que o projeto é da Universidade Estadual da Paraíba, sendo que o Centro terá abrangência de ações para o semiárido paraibano. A elaboração do projeto contou com a colaboração de vários professores da instituição, principalmente dos cursos de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Ecologia, Ciências e Tecnologia Ambiental, Ciências Agrárias, entre outros parceiros.
O professor Ethan destacou a importância do papel que o Centro exercerá não só na Paraíba, mas em toda a região. O foco, segundo ele, será transformar pesquisa em políticas públicas. “Vamos criar iniciativas de pesquisa em transformação para ações que venham a chegar ao homem do campo, que sofre imediatamente com os efeitos da seca, estiagem e desertificação”, destacou.
Saiba Mais
O Fundo Clima é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e financia projetos voltados para o desenvolvimento sustentável. Os recursos são operados pelo MMA e repassados a órgãos como prefeituras e universidades públicas. O Fundo Clima é um dos principais instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), com atuação pioneira nas áreas de apoio a projetos, estudos e financiamentos de empreendimentos voltados para a mitigação e a adaptação das mudanças climáticas.

Fonte: UEPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário