quinta-feira, 25 de abril de 2013

Popularizar o conhecimento é caminho para a cidadania, diz secretário do MCTI

Para o novo titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI), Oswaldo Barba, a participação no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável - Desafios dos novos governantes locais foi estratégica diante do  desafio de disseminar o conhecimento científico e tecnológico.
“É um grande espaço de debates e de troca de informações entre os prefeitos”, disse ele, que participou pela primeira vez do evento como titular da Secis. “Um dos eixos importantes da secretaria é a divulgação da ciência, em que temos a oportunidade de mostrar a ciência, a tecnologia e a inovação para a população, de maneira que ela apodere desse conhecimento. Tudo o que é desenvolvido no âmbito das nossas universidades e dos centros de pesquisa precisa chegar à população”.
O encontro reúne gestores públicos no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, e termina nesta quinta-feira (25).
Barba ressaltou ainda os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e de tecnologias assistivas. “Os CVTs visam capacitar pessoas para as cadeias produtivas em sua região, o que gera conhecimento, emprego e renda”, avaliou. “No caso das tecnologias assistivas, utilizamos o que é desenvolvido como conhecimento em prol de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Todo o avanço que fizermos nessa área é importante, porque significa cidadania”.
Articulação federativa
Alcançar mais municípios em iniciativas de apoio à difusão e à popularização da ciência é um dos focos de ação da Secis/MCTI.  Entre outras iniciativas, a secretaria planeja ampliar a abrangência da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento coordenado pela pasta e realizado em outubro em todo o país.
“Nossa meta é chegar a mil municípios neste ano. Hoje são aproximadamente 700 envolvidos com a SNTC”, disse a assessora da Secis Sônia da Costa. Segundo ela, a ideia é repetir o sucesso de edições anteriores, com a abordagem do tema: “Ciência, Saúde e Esporte”.
Sônia destacou outro evento promovido pelo MCTI: a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a iniciativa já atinge quase todo o território nacional, com mobilização em 99,35% das cidades brasileiras.
“Nosso desafio é chegar aos 37 municípios que ainda não têm participantes na olimpíada. É um momento de articulação com todas as escolas públicas e unidades da federação no intuito de qualificar o ensino da ciência, em especial, da matemática”, afirmou a representante do MCTI.
  Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário