sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Bahia anuncia centro estadual para monitoramento de desastres naturais

Para gerenciar as informações hidrológicas, meteorológicas e geotécnicas de diversas fontes e emitir alertas sobre a possibilidade de ocorrências de desastres, a Bahia vai ganhar seu primeiro sistema de monitoramento e alertas de desastres naturais, em resposta à necessidade urgente de políticas de prevenção dos efeitos destes desastres sobre a população e a diversos setores econômicos.
Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), o sistema funcionará no Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, que será construído no Centro Integrado de Gestão de Emergências, com recursos federais e estaduais.
“Esta ação é estratégica para o estado, em face do esperado agravamento dos fenômenos climáticos, decorrentes do aquecimento global do planeta. O que se constata é que os fenômenos extremos vêm acontecendo com maior quantidade e maior intensidade”, explica o secretário Paulo Câmera. Ele avalia que a instalação do centro é de extrema importância, pois vai desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o estado. “O foco principal está na prevenção, para antecipar crises e minimizar os esforços de recuperação.”
Câmera informa que o centro baiano terá as ações integradas ao atendimento dos bombeiros, Samu 192, polícia e defesa civil, órgãos ligados à segurança da população. Leia mais.
Radar
Para reforçar as ações de combate aos desastres naturais, a Bahia receberá do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) um radar destinado ao monitoramento meteorológico, que será um instrumento para prevenção dessas ocorrências extremas. “O ministério já assinou contrato para a compra dos radares e nossa expectativa é de que o radar baiano, que será instalado em Salvador, chegue ainda no primeiro semestre de 2013”, destaca o secretário. O equipamento é uma das nove unidades adquiridas em dezembro pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), que cobrirão amplos espaços do território nacional fora da atual rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário